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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39042
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS FILHO, Ranulfo Paranhos dos | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Diego Henrique Paixão de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-12T19:26:19Z | - |
dc.date.available | 2021-01-12T19:26:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-03 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Diego Henrique Paixão de. Grande Sertão: veredas da cota rural na educação profissional. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39042 | - |
dc.description | SANTOS FILHO, Ranulfo Paranhos dos, também é conhecido em citações bibliográficas por: PARANHOS, Ranulfo | pt_BR |
dc.description.abstract | Como se desenvolveu a trajetória acadêmica dos estudantes ingressantes pela cota rural no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Barreiros? Esta pesquisa lança olhar sobre as veredas trilhadas na educação profissional pelos beneficiários de uma política pública de ação afirmativa, implementada de forma inédita pelo IFPE, em consonância com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que faz reserva suplementar de vagas para estudantes de comunidades rurais. O objetivo é conhecer o desenvolvimento do percurso escolar dos estudantes da cota rural, em comparação aos demais estudantes, tomando como variáveis de análise estatística descritiva os dados secundários obtidos na comissão de vestibular, no sistema acadêmico da instituição e na assistência estudantil, que informam sobre evasão, retenção, integralização, notas de vestibular, coeficientes de rendimento no curso, desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e recebimento de auxílio assistencial estudantil. O recorte temporal de 03 anos, tempo regular de integralização do curso, escolhido a partir dos dados consolidados disponíveis mais próximos da realização da pesquisa, desenha o itinerário dos estudantes do ponto de partida, no exame vestibular em 2016, ao ponto de chegada, na possível conclusão do curso em 2018. Os resultados constatam que as vulnerabilidades educacionais percebidas nos estudantes da zona rural anteriormente ao ingresso no curso, reproduzem-se no interior dele, uma vez que eles evadem e reprovam mais, integralizam menos e apresentam desempenho acadêmico inferior, estigmatizando e excluindo os que mais necessitam de educação pública, gratuita e de qualidade. Esses resultados apontam para a urgente adoção de políticas públicas educacionais que não apenas favoreçam o acesso, mas também garantam a permanência dos estudantes que o próprio Estado reconhece como merecedores de especial atenção ao adotar sistema de cotas para inclusão nas instituições educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Programas de ação afirmativa | pt_BR |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Barreiros (PE) | pt_BR |
dc.title | Grande Sertão : veredas da cota rural na educação profissional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6818964137915039 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5670542372454107 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | How was developed the trajectory of the students who entered in the High School Integrated Technician course of Agricultural at the Federal Institute of Pernambuco (IFPE) – Barreiros Campus – by rural quota? This research takes a look at the paths taken in professional education by the beneficiaries of a public policy in affirmative action, implemented in an unprecedented way by the Federal Institute of Pernambuco, in line with the Quota Law (Law nº 12.711 / 2012), which makes a supplementary reservation of positions for students from rural communities. The objective is to know the development of the school path of rural quota students, in comparison to the other students, taking as secondary variables of descriptive analysis the secondary data obtained in the entrance exam commission, in the academic system of the institution and in student assistance, which inform about evasion, retention, settlement, entrance exam scores, coefficients performance in the course, performance in Portuguese and Mathematics and by receiving student assistance aid. The time frame of 03 years, regular time to complete the course, chosen from the consolidated data available closest to the research, draws the students' itinerary from the starting point, in the entrance exam in 2016, to the arrival point, in the possible completion of the course in 2018. The results had shown that the educational vulnerabilities perceived in rural students prior to entering the course, are reproduced inside it, since they drop out and fail more, take up less and show less academic performance, stigmatizing and excluding those most in need of free, quality public education. These results point to the urgent adoption of public educational policies that not only favor access, but also guarantee the permanence of students that the State itself recognizes as deserving special attention when adopting a quota system for inclusion in educational institutions. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Diego Henrique Paixão de Oliveira.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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