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Título: Grande Sertão : veredas da cota rural na educação profissional
Autor(es): OLIVEIRA, Diego Henrique Paixão de
Palavras-chave: Política pública; Programas de ação afirmativa; Cotas; Ensino profissional; Barreiros (PE)
Data do documento: 3-Ago-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Diego Henrique Paixão de. Grande Sertão: veredas da cota rural na educação profissional. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Como se desenvolveu a trajetória acadêmica dos estudantes ingressantes pela cota rural no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Barreiros? Esta pesquisa lança olhar sobre as veredas trilhadas na educação profissional pelos beneficiários de uma política pública de ação afirmativa, implementada de forma inédita pelo IFPE, em consonância com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que faz reserva suplementar de vagas para estudantes de comunidades rurais. O objetivo é conhecer o desenvolvimento do percurso escolar dos estudantes da cota rural, em comparação aos demais estudantes, tomando como variáveis de análise estatística descritiva os dados secundários obtidos na comissão de vestibular, no sistema acadêmico da instituição e na assistência estudantil, que informam sobre evasão, retenção, integralização, notas de vestibular, coeficientes de rendimento no curso, desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e recebimento de auxílio assistencial estudantil. O recorte temporal de 03 anos, tempo regular de integralização do curso, escolhido a partir dos dados consolidados disponíveis mais próximos da realização da pesquisa, desenha o itinerário dos estudantes do ponto de partida, no exame vestibular em 2016, ao ponto de chegada, na possível conclusão do curso em 2018. Os resultados constatam que as vulnerabilidades educacionais percebidas nos estudantes da zona rural anteriormente ao ingresso no curso, reproduzem-se no interior dele, uma vez que eles evadem e reprovam mais, integralizam menos e apresentam desempenho acadêmico inferior, estigmatizando e excluindo os que mais necessitam de educação pública, gratuita e de qualidade. Esses resultados apontam para a urgente adoção de políticas públicas educacionais que não apenas favoreçam o acesso, mas também garantam a permanência dos estudantes que o próprio Estado reconhece como merecedores de especial atenção ao adotar sistema de cotas para inclusão nas instituições educacionais.
Descrição: SANTOS FILHO, Ranulfo Paranhos dos, também é conhecido em citações bibliográficas por: PARANHOS, Ranulfo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39042
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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