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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39089

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Título: Uma análise sobre as contribuições da avaliação formativa na formação docente em química no Agreste de Pernambuco.
Autor(es): SILVA, Diana Maria da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Professores - Avaliação
Data do documento: 27-Jul-2015
Citação: SILVA, Diana Maria da. Uma análise sobre as contribuições da avaliação formativa na formação docente em química no Agreste de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: No contexto atual do cenário educacional brasileiro ainda se observa a prevalência do modelo somativo de avaliação. Nesse modelo a avaliação é realizada em momentos pontuais do processo de ensino-aprendizagem para atribuição de escores que irão embasar uma classificação com aprovação ou reprovação. Nesse cenário educacional é importante fomentar na pratica docente a utilização do modelo formativo de avaliação, que se caracteriza pela construção contínua das aprendizagens apoiado na regulação, autorregulação e autoavaliação permanente dessa construção. Essa mudança de paradigma deve ser introduzida na formação docente inicial considerando que os futuros profissionais da educação terão uma tendência em reproduzir as práticas avaliativas que os mesmos vivenciarem ao longo de sua formação acadêmica. O presente trabalho objetivou realizar uma análise sobre as contribuições de um modelo formativo de avaliação para o desenvolvimento cognitivo e metacognitivo no Ensino Superior de Química na perspectiva de uma formação docente emancipatória. Trata-se de uma pesquisa de campo, com análise qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta dos dados um questionário estruturado, com perguntas abertas e com caráter subjetivo, sobre o objeto da pesquisa. O universo pesquisado foi uma comunidade acadêmica de um curso de formação docente em Química de uma universidade pública no Agreste de Pernambuco. A amostra da população investigada foi representativa de 30% dos discentes regularmente matriculados no componente curricular Química Inorgânica I, ofertado no quarto período do referido curso, escolhida aleatoriamente por meio de sorteio com base em critérios estabelecidos de inclusão e exclusão. Os resultados demonstraram que o modelo formativo de avaliação contribuiu para que os discentes desenvolvessem suas habilidades cognitivas e metacognitivas, de forma total ou parcial, através da reflexão contínua dos seus processos de aprendizagens com o feedback desempenhando um papel fundamental nesse processo formativo. Verificou-se ainda a prevalência do modelo avaliativo tradicional nas práticas pedagógicas do referido curso, tornando evidente, por meio desse estudo, a necessidade de se utilizar o modelo formativo de avaliação na formação dos futuros profissionais da educação, críticos e reflexivos, que possam romper com a predominância de práticas avaliativas tradicionais que estão impregnadas no sistema educacional brasileiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39089
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