Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39168

Compartilhe esta página

Título: Histórias de (des)amor e swing : sobre processos de subjetivação e suas implicações na saúde sexual de mulheres na troca de casais
Autor(es): MENEZES, Sâmella dos Santos Vieira de
Palavras-chave: Psicologia; Mulheres; Sexo; Saúde sexual; Swing
Data do documento: 17-Out-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MENEZES, Sâmella dos Santos. Histórias de (des)amor e swing: sobre processos de subjetivação e suas implicações na saúde sexual de mulheres na troca de casais. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Entre os enredos de histórias de vida de três mulheres e suas experiências afetivosexuais na prática erótica do swing, a troca de casais, esta tese se baseia na prerrogativa de que seus processos de subjetivação repercutem na produção de saúde sexual dessas mulheres. Parti de uma compreensão crítica no estudo sobre gênero e sexualidades, considerando que os processos a eles inerentes são parte de uma trama social e discursivamente constituída onde se desvelam relações de poder/saber. Através de entrevistas/conversas com Camila, Amanda e Nina, as personagens-protagonistas do estudo; do resgate de seus registros pessoais; e de notas de campo etnográficas escritas por mim entre os anos de 2012 a 2019, foi possível reconstruir essas trajetórias sexuais e compreendê-las, analiticamente, através de uma perspectiva foucaulteana. Os resultados apontam, em primeira ordem, que os marcadores sociais da diferença – especificamente quando tratamos de sexualidade, classe social, religiosidade e território - se interrelacionam com as performatividades de gênero assumidas. Por um lado, as pressões sociais,capilarmente presentes nas construções discursivas sobre si mesmas, vulnerabilizam-nas no tocante à vivência de seus desejos e de suas conjugalidades, e as marcam em termos de sofrimento psíquico. Por outro, feminismo, movimentos de resistência e contraconduta marcam também suas trajetórias e possibilitam que elas constituam-se como sujeitos sexuais de direitos. A partir de suas histórias, macropoliticamente, busquei avançar na compreensão e garantia de direitos e saúde sexual de mulheres, com vistas na igualdade de gênero e no exercício pleno das suas sexualidades.
Descrição: MENEZES, Sâmella dos Santos Vieira de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VIEIRA, Sâmella dos Santos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39168
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Sâmella dos Santos Vieira de Menezes.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons