Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39177

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Andréia Severina da-
dc.date.accessioned2021-01-28T01:05:00Z-
dc.date.available2021-01-28T01:05:00Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.date.submitted2021-01-27-
dc.identifier.citationSILVA, Andréia Severina da. As contribuições do PIBID para formação inicial de professores de Química no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39177-
dc.description.abstractContextualizar é problematizar e propor situações significativas para os alunos de forma que os conhecimentos auxiliem na compreensão e resolução de problemas. Assim, o ensino de química deve possibilitar o desenvolvimento de diferentes habilidades, buscando atender às exigências dos PCNs, na formação da cidadania e incentivo à participação na sociedade democrática. O PIBID, como um programa de incentivo à docência, promove a integração entre universidade e escola pública, abordando práticas pedagógicas de caráter inovador com a finalidade de elevar a qualidade do ensino e contribuir para a formação de futuros professores. Considerando essa perspectiva, a pesquisa de caráter qualitativo e também documental investigou as contribuições do programa PIBID/UFPE/CAA para a formação inicial dos licenciandos do curso de Química-Licenciatura do CAA. A coleta de dados foi realizada a partir de leituras dos relatórios dos bolsistas PIBID e questionários aplicados aos licenciandos e alunos da escola. A partir dos relatos, observou-se que o programa tem contribuído na formação inicial dos licenciandos, pois, a partir de suas ações, tem integrado Ensino Básico e o Superior, proporcionando, assim, aos futuros professores de Química uma formação fundamentada a partir da reflexão e problematização de situações reais relacionadas à atividade escolar e ao cotidiano dos alunos.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleAs contribuições do PIBID para formação inicial de professores de Química no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404841T7pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6pt_BR
dc.description.abstractxThe context is to discuss and propose significant situations for the students so that the knowledge will assist in understanding and problem solving. Thus, the chemistry teaching should enable the development of different skills, to meet the requirements of PCNs in the formation of citizenship and encourage participation in democratic society. The PIBID, as a program to encourage the teaching, promotes the integration between university and public school, addressing teaching practices of innovative character in order to raise the quality of education and contribute to the training of future teachers. Considering this perspective qualitative research study and also investigated the contributions of documentary PIBID program/UFPE/CAA for Initial training of undergraduates the course of Chemistry-Bachelor of CAA. Data collection was carried out from reading the reports from PIBID fellows and questionnaires given to undergraduates and school students. From the reports, it was observed that the program has contributed in the initial training of undergraduates, because from his actions, has integrated basic education and the Superior, thus providing the future Chemistry teachers training based from the reflection and questioning of real situations related to school activity and the daily lives of students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Andréia Severina da.pdf462,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons