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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39318

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dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Danilo Gustavo Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-02-25T23:14:18Z-
dc.date.available2021-02-25T23:14:18Z-
dc.date.issued2015-07-16-
dc.date.submitted2021-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Danilo Gustavo Rodrigues. Formação docente, currículo e as temáticas de gênero e sexualidade: a visão dos licenciados/as de Química da UFPE - CAA. Caruaru: O Autor, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39318-
dc.description.abstractOs sistemas de ensino abrigam aproximadamente 62% dos adolescentes e jovens brasileiros entre 10 e 24 anos de idade, inserido no processo de transformação da realidade econômica, política, histórico-cultural, corresponde então a uma parcela significativa de responsabilidade na formação integral de sujeitos de direitos. Este sistema educacional trata-se de um espaço institucional privilegiado para a convivência social e o estabelecimento de relações favoráveis com a ciência, a promoção da saúde, à construção de resposta social e na construção da identidade dos sujeitos que por ali passam. Diante disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) buscam intensificar, entre os professores/as, a discussão da prática e do posicionamento frente às questões educacionais, econômicas, políticas e sociais. Seus organizadores destacam, dentre as razões fundamentais desse trabalho, a contribuição, para que profundas transformações se façam no panorama educacional brasileiro sendo o docente o principal agente desta tarefa. É com base nas normas e diretrizes determinadas pelos PCNs e partindo do pressuposto de que as práticas pedagógicas sobre gênero e sexualidade nas escolas não estão obtendo resultados eficazes devido a ausente discussão deste tema na formação inicial dos professores, buscamos neste estudo, investigar como os temas gênero e sexualidade são abordados no decorrer da formação inicial dos professores/as de Química da UFPE – CAA e quais as concepções destes alunos acerca do tema, a partir de uma metodologia quantitativa e qualitativa, utilizando-se de questionários e entrevistas semi-estruturadas, pode-se observar que o curso de Química – Licenciatura da UFPE – CAA, forma docentes, ligeiramente sintonizados/as às concepções de gênero e sexualidade. os/as discentes ainda permanecem com uma concepção biológica sobre o gênero, entretanto, aproximam-se da concepção da sexualidade, concluiu-se ainda que as concepções de homem e mulher permanecem sobre os aspectos culturais hegemônicos e constatou-se que, mesmo com o debate no currículo formal sobre as temáticas de gênero e sexualidade os/as licenciandos/as ainda se sentem inseguros para trabalharem em turmas do ensino médio.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.titleFormação docente, currículo e as temáticas de gênero e sexualidade: a visão dos licenciados/as de Química da UFPE - CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456987D8pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779587J7pt_BR
dc.description.abstractxEducation systems are home to approximately 62% of adolescents and young Brazilians between 10 and 24 years old, inserted in the transformation process of economic realities, political, historical and cultural, then corresponds to a significant share of responsibility in the integral formation of subjects rights. This educational system it is a privileged institutional space for social cohesion and the establishment of favorable relations with science, health promotion, the construction of social response and building the identity of individuals who pass through there. Therefore, the National Curriculum Parameters (PCNs) seek to intensify among teachers / as, a discussion of practical and forward positioning the educational, economic, political and social issues. Its organizers point out, among the main reasons of this work, the contribution to that profound changes to make the Brazilian educational panorama and teaching the principal agent of this task. It is based on the standards and guidelines determined by the NCPs and assuming that the pedagogical practices on gender and sexuality in schools are not getting effective results due to missing discussion of this topic in initial teacher education, we seek in this study to investigate the issues gender and sexuality are discussed during the initial training of teachers / the chemistry of UFPE - CAA and what conceptions of these students on the subject, from a quantitative and qualitative methodology, using questionnaires and semi-structured interviews, it can be seen that the chemistry course - Bachelor of UFPE - CAA, form teachers, slightly tuned / as to gender and sexuality conceptions. the / the students remain with a biological conception of the genre, however, are close to the sexuality of conception, it was concluded that even conceptions of man and the woman remain on the hegemonic cultural aspects and found that even with debate in the formal curriculum on issues of gender and sexuality the / the student teachers / the still feel unsafe to work in high school classes.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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