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Título : Avaliação da implementação do Programa de educação integral da rede estadual de Pernambuco – analisando as alterações no ensino de química.
Autor : SILVA, Dyovany Otaviano da
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Ensino médio - Caruaru (PE); Educação integral
Fecha de publicación : 18-jun-2015
Citación : SILVA, Dyovany Otaviano da. Avaliação da implementação do Programa de educação integral da rede estadual de Pernambuco – analisando as alterações no ensino de química. Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : O presente trabalho consiste em analisar e comparar o Ensino de Química nas diferentes jornadas existentes atualmente no Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, de forma a entender como a Química é trabalhada e abordada na sala de aula em cada uma dessas jornadas. Dessa forma, será considerado o Ensino Médio Regular em Jornada Parcial (20 horas semanais) e as Escolas de Referência em Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco (EREMs), que estruturaram o currículo em jornada integral (40 horas semanais) e semi-integral (32 horas semanais), de segunda a sexta feira, através do Programa de Educação Integral (PEI), baseado no Programa Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação, do Governo Federal, criado através da portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009. Considerando todos esses elementos, este trabalho objetiva responder à seguinte problemática: Será que o aumento da carga horária de ensino de química no ensino médio integral e semi-integral das Escolas de Referência resulta em uma diferença significativa para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em relação às Escolas da mesma rede de ensino com horário parcial? A pesquisa foi realizada em 6 escolas na cidade de Caruaru, sendo que: 2 escolas com horário parcial (20 horas semanais); 2 escolas com horário semi-integral (32 horas semanais) e 2 escolas com horário integral (40 horas semanais), conforme a GRE- Agreste Centro Norte – Caruaru. Para tanto, trabalhou-se com as dimensões da avaliação do processo de implementação; do currículo; da infraestrutura e do trabalho docente, através da análise de documentos norteadores, matriz curricular e grade de horário dos professores disponibilizada no Portal SIEPE (Sistemas de Informação da Educação de Pernambuco) e da aplicação de questionários para os alunos e entrevistas para os professores acerca das temáticas: Ensino Médio, Educação integral e Ensino de Química. De acordo, com os resultados obtidos percebeu se que a maneira como o Ensino de Química está sendo desenvolvida nas escolas de referências do estado de Pernambuco não abrange a formação como um todo do aluno, pois a formação que os alunos recebem tem como foco a preparação para o vestibular e não para a vida. Portanto, a Educação Integral vem sendo desenvolvida numa perspectiva de reforço escolar. Com relação às diferentes jornadas das escolas aqui pesquisadas o Ensino de Química ainda é transmitido de forma fragmentada, os professores trabalham numa metodologia conservadora e os conceitos são avaliados por provas que muitas vezes não avaliam aquilo que realmente o aluno precisa saber, mas se curvam diante de um estreitamento curricular causado pela influência dos enxames externos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39331
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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