Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39435

Compartilhe esta página

Título: Influência da sazonalidade sobre a composição química e bioatividade de óleos essenciais em cinco espécies de Croton L. (Euphorbiaceae)
Autor(es): SILVA, Maira Honorato de Moura
Palavras-chave: Óleos vegetais; Terpenos; Caatinga
Data do documento: 20-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Maira Honorato de Moura. Influência da sazonalidade sobre a composição química e bioatividade de óleos essenciais em cinco espécies de Croton L. (Euphorbiaceae). 2020. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Os óleos essenciais (OE’s) são frações voláteis naturais que conferem os aromas percebidos em algumas espécies vegetais. Os OE’s são muito utilizados na medicina tradicional e vem merecendo destaque nas pesquisas em produtos naturais em virtude de sua bioatividade. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito sazonal sobre o rendimento, perfil químico e verificar os potenciais antimicrobiano, antioxidante e tóxico dos OE’s foliares de cinco espécies de Croton spp. Para isso, folhas foram coletadas no Vale do Catimbau, Buíque – PE e submetidas a hidrodestilação por 3h. A caracterização química foi realizada por meio de GC/MS. Os OE’s foram testados contra cepas Gram-positivas e negativas e calculados o MIC e o CMB; quanto à atividade antioxidante, foram testados quanto a sua Capacidade Antioxidante Total (CAT%) pelo fosfomolibdênio, sendo expressos em IC50; e para o teste de toxicidade, foi avaliado quanto a sua letalidade à larvas de Artemia salina e efeito hemolítico em eritrócitos humanos. As espécies de Croton estudadas apresentaram compostos majoritários que são comuns no perfil químico deste gênero como a presença de (-)-espatulenol, cariofileno, elemeno e estragol. Não houve variação sazonal de constituintes majoritários, sendo estes, os mesmos entre as estações para todas as amostras, variando apenas suas proporções. Sesquiterpenos foram majoritários na estação seca em todas as espécies, com exceção do Croton grewioides, que teve os monoterpenos majoritários nesta estação. Os OE’s mmostraram-se eficientes quanto ao seu efeito bacteriostático, tendo o C. urticifolius, C. argyrophyllus e C. adamantinus apresentado efeito bactericida contra a maioria das bactérias gram-positivas testadas. Croton grewioides apresentou capacidade superior a 23% de captura do fosfomolibdênio comparada à CAT% do ácido ascórbico e IC50 = 155,9 ± 60,7 μl/mL. Quanto à toxicidade dessas espécies, C. grewioidesfoi a única que apresentou ausência ou baixa toxicidade no modelo de letalidade a Artemia salina, quando comparada às outras espécies em estudo que apresentaram toxicidade variando de moderada a alta; e nenhuma espécie apresentou ação hemolítica visto que não foi observada formação de hemólise em nenhuma das concentrações dos óleos testados com menos de 10% na concentração mais alta testada - 500 μg/mL.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39435
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Biologia Vegetal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maíra Honorato de Moura Silva.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons