Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39436

Comparte esta pagina

Título : Avanços no desenvolvimento de tomógrafos de micro-ondas para imageamento da mama humana
Autor : COSTA, Lucas Gallindo
Palabras clave : Engenharia Elétrica; Imagens médicas; Imageamento de câncer de mama; Tomografia por micro-ondas; Antenas; Método de Born iterativo distorcido
Fecha de publicación : 28-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COSTA, Lucas Gallindo. Avanços no desenvolvimento de tomógrafos de micro-ondas para imageamento da mama humana. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Câncer de mama é uma das principais causas de mortes entre mulheres. A sua taxa de mortalidade é diretamente proporcional ao estágio em que o tumor é detectado. Se detectado no seu estágio inicial, o seu índice de sobrevida de mais de 5 anos é superior a 90%, sendo assim de extrema importância a detecção nos estágios iniciais da doença. Atualmente os diagnósticos são feitos pelos exames de mamografia por raios-X, ultrassonografia, ressonância magnética(MRI), e ressonância por emissão de pósitrons(PET), sendo a mamografia por raios-X, considerada o padrão ouro para o diagnóstico. Apesar de ser a técnica mais utilizada, ela tem alguns pontos negativos, como o desconforto para paciente, e a alta taxa de resultados falsos positivos e falso negativos, assim como os perigos da alta exposição a radiação. Diante das limitações das técnicas atuais, o imageamento por micro-ondas(sigla em inglês MWI) surge como uma modalidade complementar, devido ao seu baixo custo de instrumentação à sua alta sensibilidade de diagnóstico de câncer, devido ao contraste entre as propriedades dielétricas entre o tecido saudável e o tecido canceroso. O objetivo deste trabalho foi buscar avanços em algumas áreas distintas relacionadas a tomografia por micro-ondas da mama humana, mais especificamente o sistema de imageamento e o algoritmo de reconstrução da imagem. Foi desenvolvido um novo design de tomógrafo, capaz de adaptar-se a diferentes formatos da mama, possibilitando maior flexibilidade e maior conforto a paciente, e ao mesmo mantendo a característica de baixo custo. Na área de reconstrução de imagens, é demonstrada uma implementação do algoritmo de Born Iterativo Distorcido realizada utilizando o processador gráfico (GPU-Graphics Processing Unit), com a intenção de demonstrar a viabilidade computacional deste algoritmo. São feitas reconstruções para simulações computacionais, e são avaliados a performance das reconstruções com relação a qualidade da imagem; a possibilidade de diagnostico; e os tempos de execução entre das implementações em CPU(Central Process Unit) e a implementação em GPU.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39436
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lucas Gallindo Costa.pdf4,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons