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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39448

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Title: Uso do método sociométrico na organização de grupos em jogo didático de química: análise da potencialização das interações sociais.
Authors: COSTA, Julio dos Santos Ferreira
Keywords: Química - Estudo e ensino; Interação social; Jogos educativos
Issue Date: 6-Jul-2016
Citation: COSTA, Julio dos Santos Ferreira. Uso do método sociométrico na organização de grupos em jogo didático de química: análise da potencialização das interações sociais. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo geral identificar como a constituição dos grupos impactam na frequência e qualidade da participação bem como das interações sociais e discursivas dos estudantes em um jogo didático com caráter colaborativo, a partir do uso de métodos sociométricos. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal localizada na cidade de Palmares- PE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de um estudo de caso em que partir do perfil e do mapeamento das relações estabelecidas pelo método sociométrico, foi possível interpretar as implicações da forma como os grupos são constituídos na frequência das participações e qualidade das interações na superação dos desafios propostos no jogo. Como principais resultados, notou- se que é preciso no planejamento do jogo, garantir uma participação mais igualitária dos componentes do grupo a partir da descentralização das ações através da inserção de situações didáticas que propiciem de maneira intencional a discussão e negociação de significados antes do momento de expressar as respostas. As relações sociais prévias não são tão preponderantes na interação social no decorrer do jogo, visto que novas relações são estabelecidas no decorrer da partida e que a formação do grupo a partir de relações afetivas não garante uma participação efetiva dos componentes mais inibidos do grupo. Por fim observações preliminares sugeriram que as discussões se centralizam em duplas, o que acaba por excluir outros componentes do grupo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39448
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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