Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39499

Compartilhe esta página

Título: Análise da expressão do miRNA-21, miRNA-155 e miRNA-195 no tecido tumoral e no soro de mulheres brasileiras com câncer de mama
Autor(es): SALES, Alexandre César Vieira de
Palavras-chave: Mamas – Câncer; Tumores; Expressão gênica
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SALES, Alexandre César Vieira de. Análise da expressão do miRNA-21, miRNA-155 e miRNA-195 no tecido tumoral e no soro de mulheres brasileiras com câncer de mama. 2019. Tese (Doutorado em Biologia Aplicada à Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O câncer de mama corresponde à neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres e, no Brasil, é diagnosticado em estágios mais avançados da doença. Diversos miRNAs encontram-se desregulados no tecido tumoral e nos fluidos corporais e têm sido apontados como biomarcadores com potencial diagnóstico, prognóstico e também de predição de resposta a determinado tratamento. O estudo objetivou analisar a expressão dos miRNA-21, miRNA-155 e miRNA-195 no tecido tumoral e no soro de mulheres brasileiras com diagnóstico de câncer de mama e correlacioná-las com a resposta à quimioterapia neoadjuvante e com variáveis clinicopatológicas dessa doença. A expressão dos miRNA-21, miRNA-155 e miRNA-195 foi avaliada por qRT-PCR em fragmentos de tecido tumoral e no soro de mulheres com diagnóstico de câncer de mama e comparadas com amostras biológicas correspondentes de controles saudáveis. Estabeleceu-se, então, correlação da expressão dessas moléculas com exposição à quimioterapia neoadjuvante e com as seguintes variáveis clinicopatológicas: tamanho tumoral, estadiamento TNM, grau histopatológico, subgrupo molecular da doença e acomentimento linfonodal axilar. Foram observados níveis aumentados da expressão do miRNA-21 e suprimidos da expressão do miRNA-195 no tecido tumoral das pacientes com câncer de mama, independentemente da exposição prévia à quimioterapia. Não houve diferença significativa na expressão dos miRNA-21 e miRNA-195 no soro das pacientes com câncer de mama em relação aos controles. A expressão do miRNA-155 mostrou-se muito heterogênea entre as amostras e, por vezes, indetectável no tecido tumoral e, sobremaneira, no soro dos casos e dos controles e, portanto, fora excluída das análises. Concluímos que o miRNA-21 e o miRNA-195 se mostraram significativamente desregulados no tecido tumoral das pacientes com câncer de mama, independente de tratamento prévio com quimioterapia. Não houve diferença significativa na expressão desses miRNAs no soro das pacientes doentes em comparação aos seus controles. Assim, o papel de biomarcadores diagnósticos e/ou prognósticos dessas moléculas no soro de pacientes com câncer de mama não pode ser confirmado, ao menos neste estudo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39499
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Biologia Aplicada à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Alexandre César Vieira de Ssles.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons