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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Májory Karoline Fernandes de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Alexandre Valdevino da-
dc.date.accessioned2021-03-29T15:19:23Z-
dc.date.available2021-03-29T15:19:23Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Valdevino da. Na vazante da infomaré: desmaterialização de álbuns sonoros e vácuo informacional em um serviço de música streaming. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39500-
dc.description.abstractReflete acerca da desmaterialização dos álbuns analógicos de música e a consequente implicação no acesso às informações constantes nesses documentos. O estudo, alinhado a concepção neodocumentalista, compreende o álbum analógico de música como um documento composto de sons, textos e imagens, repleto de informações relacionadas ao contexto de sua produção. É realizada uma análise comparativa entre uma amostra de álbuns analógicos da extinta gravadora pernambucana Rozenblit e a representação destes documentos na plataforma de música streaming Spotify. Por este meio, identifica-se o que há de característico nos álbuns analógicos de música, no serviço de música Spotify e na transição dos álbuns analógicos para o formato digital. A investigação vale-se do Método Quadripolar, estruturando-se nos polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico, realizando-se pesquisas bibliográfica em livros e artigos nacionais e internacionais, e documental, no acervo fonográfico do Memorial Denis Bernardes da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco. Mediante um estudo analítico-comparativo de abordagem fenomenológica, investiga-se o uso de uma nova tecnologia e sua relação com o acesso à informação. Conclui-se que a transição dos álbuns de música do formato analógico para o digital, representado no Spotify, é mercada por uma obliteração da natureza ontológica do documento, o que nomeamos de vácuo informacional, havendo implicações para o acesso a informação e memória registradas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesmaterializaçãopt_BR
dc.subjectVácuo Informacionalpt_BR
dc.subjectNeodocumentaçãopt_BR
dc.subjectÁlbuns de Músicapt_BR
dc.subjectSpotifypt_BR
dc.titleNa vazante da infomaré : desmaterialização de álbuns sonoros e vácuo informacional em um serviço de música streamingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7836560320566380pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5938270183811260pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxIt reflects about the dematerialization of analog music albums and the consequent implication in accessing the information contained in these documents. The study, aligned with the neo - documentary conception, comprises the analogical album of music as a document composed of sounds, texts and images, full of information related to the context of its production. A comparative analysis is performed between a sample of analog albums from the defunct Pernambuco record label Rozenblit and the representation of these documents on the Spotify streaming music platform. This identifies what is characteristic of the analogue music albums, the Spotify music service and the transition from analogue albums to digital format. The research uses the Quadripolar Method, being structured in the epistemological, theoretical, technical and morphological poles, performing bibliographic research in national and international books and articles, and documentary, in the phonographic collection of the Memorial Denis Bernardes, of the Central Library of Federal University of Pernambuco. Through an analytical-comparative study of phenomenological approach, the use of a new technology and its relation with the access to information is investigated. It is concluded that the transition of music albums from analog to digital format, represented on Spotify, is marketed by an obliteration of the ontological nature of the document, which we call informational vacuum, with implications for access to recorded information and memory.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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