Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39500

Compartilhe esta página

Título: Na vazante da infomaré : desmaterialização de álbuns sonoros e vácuo informacional em um serviço de música streaming
Autor(es): SILVA, Alexandre Valdevino da
Palavras-chave: Desmaterialização; Vácuo Informacional; Neodocumentação; Álbuns de Música; Spotify
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Alexandre Valdevino da. Na vazante da infomaré: desmaterialização de álbuns sonoros e vácuo informacional em um serviço de música streaming. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Reflete acerca da desmaterialização dos álbuns analógicos de música e a consequente implicação no acesso às informações constantes nesses documentos. O estudo, alinhado a concepção neodocumentalista, compreende o álbum analógico de música como um documento composto de sons, textos e imagens, repleto de informações relacionadas ao contexto de sua produção. É realizada uma análise comparativa entre uma amostra de álbuns analógicos da extinta gravadora pernambucana Rozenblit e a representação destes documentos na plataforma de música streaming Spotify. Por este meio, identifica-se o que há de característico nos álbuns analógicos de música, no serviço de música Spotify e na transição dos álbuns analógicos para o formato digital. A investigação vale-se do Método Quadripolar, estruturando-se nos polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico, realizando-se pesquisas bibliográfica em livros e artigos nacionais e internacionais, e documental, no acervo fonográfico do Memorial Denis Bernardes da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco. Mediante um estudo analítico-comparativo de abordagem fenomenológica, investiga-se o uso de uma nova tecnologia e sua relação com o acesso à informação. Conclui-se que a transição dos álbuns de música do formato analógico para o digital, representado no Spotify, é mercada por uma obliteração da natureza ontológica do documento, o que nomeamos de vácuo informacional, havendo implicações para o acesso a informação e memória registradas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39500
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alexandre Valdevino da Silva.pdf4,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons