Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39524

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorFREITAS, Maria Rúbia Viana de-
dc.date.accessioned2021-03-29T22:52:05Z-
dc.date.available2021-03-29T22:52:05Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.date.submitted2021-03-29-
dc.identifier.citationFREITAS, Maria Rúbia Viana de. Jogo didático como um caminho para a reelaboração do conhecimento a partir do erro. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39524-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por finalidade analisar as potencialidades e limites do uso do Jogo das Reações Orgânicas, considerando o erro como uma etapa na reconstrução do conhecimento. Há décadas, a forma como é abordado o ensino de Química sofre questionamentos, pois ainda é dada ênfase à reprodução automática e inconsciente dos padrões de ensino, fato que reflete diretamente na aprendizagem dos alunos. Nesse viés, a pesquisa justifica-se pela necessidade de avaliar e explorar as possibilidades do uso do jogo didático como uma ferramenta para se trabalhar o ensino e a aprendizagem a partir do erro, potencializada pelas características relacionadas ao jogo, tais como liberdade (na ação diante do erro), recursividade, reelaboração de significados, participação ativa e cooperação entre os alunos e com o professor. Configura-se como uma pesquisa qualitativa e foi desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, tendo sido aplicada aos alunos do curso de Química – Licenciatura matriculados na disciplina de Química Orgânica II (2016.1). Para isso, os erros relativos às reações orgânicas foram identificados e categorizados a partir da adaptação do Modelo de Análise Didática do Erro. Em face dos resultados obtidos, pudemos inferir que o ambiente livre de pressão, promovido pelo jogo, favorece a utilização do erro como um caminho para a reelaboração de conhecimentos químicos. Tal conclusão foi confirmada quando percebemos que os alunos trabalharam com seus próprios erros, rodada a rodada do jogo, buscando ressignificar a sua aprendizagem a partir de um saber fazer compreendido, caracterizando o ato de aprender como um processo em construção.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectReações químicaspt_BR
dc.titleJogo didático como um caminho para a reelaboração do conhecimento a partir do erro.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494425D9pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze how potential and limits of the game from the use of organic reactions, considering the error as a step in the reconstruction of knowledge. For decades, the way it is approached the Chemistry teaching suffers questions, it is still an emphasis on autoplay, and unaware of the teaching standards, a fact that reflects directly on student learning. In this bias, the research is justified by the need to assess and exploit the use of didactic game as a tool to work teaching and learning from error, enhanced by features related to the game, such as freedom (in action before the error), recursion , reworking of meanings, active participation and cooperation between students and the teacher. It appears as a qualitative research and was developed at the Federal University of Pernambuco, having been applied to Chemistry course students - Degree enrolled in the course of Organic Chemistry II (2016.1). For this, the errors related to organic reactions have been identified and categorized from the adaptation of error Didactic Analysis Model. In light of the results, we can infer that the pressure-free environment promoted by the educational game favors taking errors as a way to re-elaborate chemical knowledge. This conclusion was confirmed by the realization that the students worked on their own mistakes, round by round, trying to reframe their learning process from the perspective of an acquired know-how, characterizing the act of learning as a work in progress.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FREITAS, Maria Rúbia Viana de.pdf1,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons