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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39524
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Título: | Jogo didático como um caminho para a reelaboração do conhecimento a partir do erro. |
Autor(es): | FREITAS, Maria Rúbia Viana de |
Palavras-chave: | Erro; Jogos educativos; Química orgânica; Reações químicas |
Data do documento: | 15-Jul-2016 |
Citação: | FREITAS, Maria Rúbia Viana de. Jogo didático como um caminho para a reelaboração do conhecimento a partir do erro. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | O presente trabalho teve por finalidade analisar as potencialidades e limites do uso do Jogo das Reações Orgânicas, considerando o erro como uma etapa na reconstrução do conhecimento. Há décadas, a forma como é abordado o ensino de Química sofre questionamentos, pois ainda é dada ênfase à reprodução automática e inconsciente dos padrões de ensino, fato que reflete diretamente na aprendizagem dos alunos. Nesse viés, a pesquisa justifica-se pela necessidade de avaliar e explorar as possibilidades do uso do jogo didático como uma ferramenta para se trabalhar o ensino e a aprendizagem a partir do erro, potencializada pelas características relacionadas ao jogo, tais como liberdade (na ação diante do erro), recursividade, reelaboração de significados, participação ativa e cooperação entre os alunos e com o professor. Configura-se como uma pesquisa qualitativa e foi desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, tendo sido aplicada aos alunos do curso de Química – Licenciatura matriculados na disciplina de Química Orgânica II (2016.1). Para isso, os erros relativos às reações orgânicas foram identificados e categorizados a partir da adaptação do Modelo de Análise Didática do Erro. Em face dos resultados obtidos, pudemos inferir que o ambiente livre de pressão, promovido pelo jogo, favorece a utilização do erro como um caminho para a reelaboração de conhecimentos químicos. Tal conclusão foi confirmada quando percebemos que os alunos trabalharam com seus próprios erros, rodada a rodada do jogo, buscando ressignificar a sua aprendizagem a partir de um saber fazer compreendido, caracterizando o ato de aprender como um processo em construção. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39524 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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