Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39537

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do alinhamento postural, do controle postural, do equilíbrio estático e da flexibilidade em adolescentes do sexo feminino praticantes e não praticantes de ballet clássico: um corte transversal
Autor(es): SANTOS, Laís Regina de Holanda
Palavras-chave: Dança; Adolescente; Postura; Equilibrio Postural; Amplitude de Movimento Articular
Data do documento: 28-Out-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Laís Regina de Holanda. Avaliação do alinhamento postural, do controle ostural, do equilíbrio estático e da flexibilidade em adolescentes do sexo feminino praticantes e não praticantes de ballet clássico: um corte transversal. 2015. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
Abstract: Em meio às atividades físicas praticadas pelos adolescentes está o ballet clássico, uma modalidade de dança que visa trabalhar o corpo de forma harmônica e tem por objetivo alcançar o equilíbrio e controle adequado do corpo. Esta dissertação está estruturada na forma de 1 artigo original que teve como objetivos: avaliar o alinhamento postural, o equilíbrio estático, o controle postural e a flexibilidade de adolescentes do sexo feminino praticantes de ballet clássico. A amostra do presente artigo foi composta por 30 adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 13 a 15 anos divididas em dois grupos: bailarinas e controles. Foram realizadas as seguintes avaliações: alinhamento postural pela análise fotográfica através do software de avaliação postural (SAPO); controle postural e equilíbrio estático através da plataforma de força; flexibilidade por meio do teste de sentar-alcançar no banco de Wells. Evidenciou-se diferença entre os grupos quando analisados o alinhamento horizontal dos acrômios (p=0,04; DM= -3,09) e o alinhamento horizontal da pelve (p=0,02; DM= -4,76). Não foi observada diferença estatística entre os grupos para as velocidades AP e ML, as amplitudes AP e ML e a área de oscilação total do centro de massa. A média da flexibilidade do grupo de bailarinas foi muito boa (36,56 cm), enquanto a do grupo controle foi muito fraca (18,96 cm). Como pode ser observado no presente estudo, as adolescentes praticantes de ballet clássico quando comparadas às adolescentes não praticantes: apresentaram desalinhamento ombros sendo representado pela elevação do ombro direito; exibiram acentuação da anteversão pélvica; demonstraram maior flexibilidade da cadeia posterior do tronco e dos membros inferiores; não apresentaram controle postural e equilíbrio estático melhor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39537
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Laís Regina de Holanda Santos.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons