Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39544

Comparte esta pagina

Título : Elaboração e validação do jogo de aventura “Desafio Ambiental” como estratégia didática para o ensino de educação ambiental e desenvolvimento da criticidade.
Autor : GOMES, Victor Vinícius Almeida
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Educação ambiental; Química ambiental
Fecha de publicación : 28-jul-2016
Citación : GOMES, Victor Vinícius Almeida. Elaboração e validação do jogo de aventura “Desafio Ambiental” como estratégia didática para o ensino de educação ambiental e desenvolvimento da criticidade. Caruaru: O Autor, 2016.
Resumen : O presente trabalho trata da elaboração e validação de um jogo didático de aventura com elementos de RPG, esse aplicado no ensino de Química, possibilitando uma compreensão e reflexão crítica para solução de problemas pertinentes a temática ambiental. O jogo foi elaborado com a ferramenta RPG Maker permitindo aprendizados no campo da Educação Ambiental trazendo situações problemas envolvendo a complexa e inequívoca relação sociedade, tecnologia, ciência e meio ambiente em que os estudantes utilitários do jogo deverão não só mobilizar os conhecimentos de Química e Educação Ambiental, mas articulá-los a outros saberes, não apenas científicos, para a tomada de decisões fundamentadas e desenvolver concomitantemente a este aprendizado o desenvolvimento de uma reflexão crítica. No jogo “Desafio Ambiental” o jogador poderá explorar um situações construídas a partir de problemas reais, onde poderá se movimentar e percorrer os cenários, analisar e buscar soluções para os problemas ambientais, vivenciar situações cotidianas, além de participar de diálogos entre os personagens. Foi observado no processo de validação que os alunos participantes da atividade puderam construir uma experiência diferenciada, e a partir de interações discursivas nas quais mobilizaram e articularam conhecimentos prévios àqueles apresentados nos diálogos e situações de jogo, ampliando sua percepção sobre a problemática e desenvolvendo a criticidade, evidenciado pela aptidão em perceberem mais de uma causa para a problemática ou pela capacidade em propor mais de uma solução para os problemas encontrados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39544
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOMES, Victor Vinícius Almeida.pdf1,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons