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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39548
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Título: | Experimentação no ensino médio: utilização de extratos vegetais como indicadores naturais na construção de conceitos ácido-base. |
Autor(es): | GUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Ensino médio; Antocianinas |
Data do documento: | 20-Jul-2016 |
Citação: | GUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida. Experimentação no ensino médio: utilização de extratos vegetais como indicadores naturais na construção de conceitos ácido-base. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | A facilidade na obtenção e preparo dos extratos de antocianinas representa uma importante ferramenta para as atividades didáticas, pelo fato de possibilitar a articulação da teoria com a prática. Uma vez que, a obtenção de indicadores de acidez e alcalinidade por meio de extratos vegetais, onde estão presentes as antocianinas, podem ser exploradas didaticamente na identificação de produtos ácidos e básicos do cotidiano. As antocianinas são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores atrativas em diversas espécies vegetais variando do vermelho ao azul. O objetivo do trabalho foi abordar as potencialidades dos conceitos de acidez e basicidade através da experimentação, utilizando extratos de flores encontradas no agreste de Pernambuco como indicadores naturais de pH. Esta pesquisa foi desenvolvida como estudo de caso, com abordagem semiqualitativa, envolvendo quinze alunos de uma turma do 2° ano do ensino médio de uma Escola de Referência localizada na cidade de Caruaru – PE. Os dados foram coletados utilizando um questionário com perguntas subjetivas e objetivas baseada na Escala tipo Likert. As respostas às perguntas subjetivas foram analisadas segundo a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que a utilização de extratos de antocianinas pode ser explorada didaticamente, desde a etapa de extração do indicador natural até a aplicação em produtos do cotidiano, verificando seu pH correspondente. Assim, pôde ser verificada a relação com o conteúdo vivenciado em sala de aula, a potencial articulação entre os conhecimentos prévios e outros campos do saber como a química verde, ambiental e cotidiano, além de buscar reduzir a geração de resíduos. Deste modo, a atividade didática proposta foi aplicada de forma satisfatória, demonstrando que grande parcela dos alunos conseguiu compreender a ação das antocianinas em meio ácido e básico, e interpretar corretamente a ação do indicador nos produtos após adicionar o extrato, indicando compreensão sobre os fenômenos observados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39548 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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