Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39556

Comparte esta pagina

Título : Avaliação dos efeitos do inibidor de fosfodiesterase-5 sobre a neurodegeneração em modelo de encefalopatia hepática induzido em camundongos C57BL/6 Wild Type
Autor : FRANÇA, Maria Eduarda Rocha de
Palabras clave : Sistema nervoso central - Doenças; Neuroinflamação
Fecha de publicación : 1-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FRANÇA, Maria Eduarda Rocha de. Avaliação dos efeitos do inibidor de fosfodiesterase-5 sobre a neurodegeneração em modelo de encefalopatia hepática induzido em camundongos C57BL/6 Wild Type. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : A Encefalopatia Hepática (EH) é uma grave complicação neuropsiquiátrica associada à insuficiência hepática. Essa síndrome afeta severamente a qualidade de vida dos pacientes além de ser uma ameaça à vida. Os tratamentos usualmente utilizados para EH são insuficientes, sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias terapêuticas para o tratamento da EH. O tadalafil apresenta importantes efeitos neuroprotetores em modelos experimentais de neuroinflamação, no entanto os seus mecanismos de ação permanecem pouco compreendidos. O objetivo do presente estudo foi investigar a ação do Tadalafil na neuroinflamação, ativação de células gliais, neuroproteção, aprendizagem e memória no modelo experimental de EH induzida por tioacetamida (TAA) em camundongos. Para tanto, camundongos machos C57BL/6 com 10 semanas de idade e peso entre 25-30g, foram distribuídos em 3 grupos experimentais (n=15 por grupo): (1) Grupo controle, (2) Grupo TAA 600mg/kg, (3) Grupo TAA 600mg/kg + tadalafil (15mg/kg). O TAA foi administrado por via intraperitoneal em uma dose de 200mg/kg por 3 dias consecutivos, atingindo a dose final de 600 mg/kg. Após 48h de indução da EH, o tratamento com tadalafil 15mg/kg foi realizado por gavagem em um volume total de 100μL durante 15 dias. Os camundongos foram submetidos a um labirinto de Barnes para avaliação de aprendizagem e memória. Animais com EH apresentaram diminuição do aprendizado e memória espacial no Labirinto de Barnes, apresentaram ativação de astrócitos e microglia e aumento da expressão dos marcadores neuroinflamatórios como TNF-α, IL-1β, IL-6, p-p38, p-ERK e p-NFkB. Além disso, a via de sinalização PKA / PKG / CREB / BDNF e os níveis de NeuN, sinaptofisina e receptores do glutamato foram alterados pelo TAA. Por sua vez, o tratamento com tadalafil regulou as vias de sinalização da inflamação e cognição, restaurando o aprendizado e memória espacial. Portanto o tadalafil apresenta potencial terapêutico na EH, pois reduziu significativamente a neuroinflamação, promoveu a neuroproteção, além de regular a plasticidade sináptica através da modulação dos receptores do glutamato no hipocampo e, consequentemente restaurou a capacidade de aprendizado e memória.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39556
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Maria Eduarda Rocha de França.pdf8,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons