Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39575
Share on
Title: | Análise da transposição didática do conteúdo modelos atômicos. |
Authors: | MELO, Eva Karoline dos Santos |
Keywords: | Química - Estudo e ensino; Didática; Professores - Formação; Livros didáticos; Átomos - Modelos |
Issue Date: | 12-Jul-2016 |
Citation: | MELO, Eva Karoline dos Santos. Análise da transposição didática do conteúdo modelos atômicos. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar como a transposição didática do conteúdo de modelos atômicos está sendo realizada por professores do 9º ano e no livro didático. A metodologia adotada nesse trabalho caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, na qual a primeira etapa se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com três docentes de químicas e a segunda etapa constituiu-se na análise do livro didático, investigando o conteúdo de modelos atômicos. A apreciação dos dados constituiu-se de análise de conteúdo, utilizando como tratamentos dos resultados a inferência. Com base nas falas dos professores entrevistados e do conteúdo modelos atômicos dos livros didáticos, conclui-se que o P1, procura estabelecer uma relação entre abordagem histórica e experimental a fim de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O P2 busca envolver os estudantes no processo de ensino considerando os conhecimentos prévios de modo a saber o que os estudantes compreendem do conteúdo e por fim o P3 procura transpor o conteúdo por meios de diversos recursos buscando proporcionar um ensino menos fragmentado de modo a desenvolver uma aprendizagem mais significativa. Verificou-se que o livro didático é uma fonte a mais de conhecimento, não sendo o centro, mas norteador da prática pedagógica dos docentes, nos quais percebemos elementos que facilitavam a transposição didática do conteúdo modelos atômicos, porém existem ausência de estratégias didáticas como, atividades investigativas, situações-problemas e guia de atividades experimentais, que poderiam ser importantes estratégias que contribuem para uma aprendizagem significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39575 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MELO, Eva Karoline dos Santos.pdf | 841,97 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License