Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39584

Compartilhe esta página

Título: Contribuições do ensino por investigação através de práticas experimentais no entendimento de reações químicas no ensino médio.
Autor(es): SILVA, Andrielle Cecília da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Reações químicas; Ensino médio
Data do documento: 14-Dez-2016
Citação: SILVA, Andrielle Cecília da. Contribuições do ensino por investigação através de práticas experimentais no entendimento de reações químicas no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente trabalho buscou identificar como a experimentação investigativa pode contribuir para a compreensão do conceito de Reações Químicas. A pesquisa foi realizada com 39 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública, situada no município de Bezerros - PE. A experimentação tem sido utilizada para promover a aprendizagem de conceitos químicos, no entanto, muitas vezes os alunos realizam os experimentos sem entender o que estão fazendo e sem saber explicar os fenômenos observados. Além disso, o uso do roteiro nas aulas experimentais pode contribuir para a falta de reflexão durante a realização dos experimentos, pois atua como um guia, no qual os alunos apenas seguem o que está escrito, prejudicando a associação da teoria com o fenômeno que ocorre na prática experimental. Assim, a questão problema da pesquisa se norteou em identificar se os alunos do Ensino Médio sentem dificuldades em associar a teoria com a prática e investigar como a experimentação investigativa pode contribuir para esta associação. Para que os objetivos fossem alcançados, os alunos realizaram experimentos dentro de uma perspectiva investigativa sendo gravadas as discussões surgidas durante a atividade. Além disso, foram analisados os pré-relatórios e aplicados dois questionários um antes e o outro após a realização do experimento, sendo utilizado a Análise de Conteúdo como método de análise. Os resultados mostram que a maioria dos alunos participantes nesta pesquisa nem sempre conseguem associar a teoria com a prática e que a experimentação por investigação contribuiu para a compreensão do conteúdo de Reações Químicas. Apontam também para o desenvolvimento de práticas cognitivas, pois foi identificada não apenas a aprendizagem conceitual, mas também a procedimental e atitudinal, que só foi possível devido à possibilidade de construção e reconstrução do conhecimento, que foi permitida pelas etapas envolvidas neste tipo de abordagem. Apesar dos alunos afirmarem gostar da experimentação sem roteiro, preferem ainda a experimentação com roteiro, por esta representar a zona de conforto dos mesmos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39584
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Andrielle Cecília da.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons