Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39600

Comparte esta pagina

Title: Ensino de Química para surdos: desafios enfrentados pelos intérpretes educacionais de libras.
Authors: SIQUEIRA, Elainy Nascimento de
Keywords: Química - Estudo e ensino; Lingua brasileira de sinais; Interpretes para surdos
Issue Date: 19-Jan-2016
Citation: SIQUEIRA, Elainy Nascimento de. Ensino de Química para surdos: desafios enfrentados pelos intérpretes educacionais de libras. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Na perspectiva da educação inclusiva a inserção do intérprete educacional de Libras é imprescindível, visto que é a partir deste profissional que o aluno surdo tem acesso às trocas de informações, às interações à língua de sinais, permitindo aos alunos ouvintes a valorização da cultura e construção da identidade surda. E aos alunos surdos por sua vez a inserção a cultura de ciências. Deste modo, o presente trabalho, consiste em identificar quais os principais desafios enfrentados pelos intérpretes de libras educacionais para o desenvolvimento de suas atividades com os alunos surdos nas aulas de química. Permitindo assim, a reflexão acerca do ensino de ciências para alunos surdos a partir do profissional tradutor/intérprete que intermedia a comunicação entre professor e estudante surdo. A presente pesquisa é uma abordagem qualitativa, desenvolvida em uma escola estadual do agreste de Pernambuco, situada na cidade de Caruaru, realizada no ano de 2015. De natureza descritiva, tendo como alvo o intérprete educacional. Para tanto, utilizou-se como percurso metodológico observações em aulas de química e o registro destas em vídeo, entrevista semiestruturada gravadas em áudio, e conversas informais. A análise dos dados segundo Bardin levou-nos a decomposição das falas buscando as relações entre estas e o aporte teórico. No decorrer da análise dos dados coletados foi evidenciado muitos desafios enfrentados pelo intérprete educacional na sua atuação em aulas de química, que por sua vez, apresenta impactos negativos na educação de estudantes surdos inseridos em salas inclusivas no sistema público educacional. Fazendo com que, exista um comprometimento da qualidade na aprendizagem para estes alunos. Outros aspectos discutidos nesse trabalho é a falta de parceria entre o intérprete educacional e o docente de química, falta de familiarização dos intérpretes educacionais frente aos conteúdos químicos, falta de signos químicos em Libras. O que ocasiona, segundo os entrevistados, a desmotivação por partes destes alunos, levando-os consequentemente ao fracasso escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39600
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIQUEIRA, Elainy Nascimento de.pdf908,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons