Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39603

Comparte esta pagina

Título : Aspectos de concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química no CAA-UFPE.
Autor : SOUSA, Yrailma Katharine de
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Educação ambiental; Lixo - Eliminação
Fecha de publicación : 16-dic-2016
Citación : SOUSA, Yrailma Katharine de. Aspectos de concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química no CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2016.
Resumen : Este trabalho, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar a influência da formação em Química-Licenciatura do CAA/UFPE nas concepções dos licenciandos quanto ao manejo de resíduos químico. Para isto, tomamos como base a lei de nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a lei de nº 9.795, regulamentada pelo decreto 4.281, que trata sobre a importância da Educação Ambiental em todos os estágios de ensino. A metodologia empregada constituiu-se da realização de entrevistas semiestruturadas, audiogravadas, com alguns discentes do curso, matriculados entre o 3º ao 10º período. Para análise dos dados, o conteúdo dos extratos das entrevistas, foi categorizado, analisado e feitas inferências de acordo com a proposta de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos mostraram que os licenciandos apresentam limitações quanto a compreensão do manejo adequado de resíduos químicos, embora tenha sido evidenciado, nas falas de alguns discentes, características que remetem às relações entre as aulas experimentais do curso e o manejo de resíduos, bem como à reflexão quanto as práticas socioambientais enquanto futuros docentes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39603
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOUSA, Yrailma Katharine de.pdf920,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons