Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39603

Compartilhe esta página

Título: Aspectos de concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química no CAA-UFPE.
Autor(es): SOUSA, Yrailma Katharine de
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Educação ambiental; Lixo - Eliminação
Data do documento: 16-Dez-2016
Citação: SOUSA, Yrailma Katharine de. Aspectos de concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química no CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Este trabalho, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar a influência da formação em Química-Licenciatura do CAA/UFPE nas concepções dos licenciandos quanto ao manejo de resíduos químico. Para isto, tomamos como base a lei de nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a lei de nº 9.795, regulamentada pelo decreto 4.281, que trata sobre a importância da Educação Ambiental em todos os estágios de ensino. A metodologia empregada constituiu-se da realização de entrevistas semiestruturadas, audiogravadas, com alguns discentes do curso, matriculados entre o 3º ao 10º período. Para análise dos dados, o conteúdo dos extratos das entrevistas, foi categorizado, analisado e feitas inferências de acordo com a proposta de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos mostraram que os licenciandos apresentam limitações quanto a compreensão do manejo adequado de resíduos químicos, embora tenha sido evidenciado, nas falas de alguns discentes, características que remetem às relações entre as aulas experimentais do curso e o manejo de resíduos, bem como à reflexão quanto as práticas socioambientais enquanto futuros docentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39603
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA, Yrailma Katharine de.pdf920,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons