Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39606

Share on

Title: A importância do ensino-aprendizagem de química utilizando a matemática como suporte na sua compreensão.
Authors: CLEMENTE, Thâmara Rafaella Negreiros
Keywords: Química - Estudo e ensino; Matemática - Estudo e ensino; Aprendizagem
Issue Date: 20-Jan-2016
Citation: CLEMENTE, Thâmara Rafaella Negreiros. A importância do ensino-aprendizagem de química utilizando a matemática como suporte na sua compreensão. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Este trabalho utilizou um método de aprendizagem fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais, tomando como base um trabalho interdisciplinar de Matemática e Química, para promover um melhor nível de compreensão sobre soluções química por parte dos estudantes. O estudo foi desenvolvido com 29 alunos da 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru. O estudo se tratou de uma sequência didática que envolvia aulas nas quais foram desenvolvidos exercícios de matemática e de química, de modo que os conhecimentos matemáticos fossem utilizados na resolução dos exercícios químicos. Para verificar o aproveitamento dos alunos, foram aplicados questionários antes e depois da sequência. Esses questionários levantaram os saberes dos alunos sobre matemática elementar e sobre química, especificamente soluções químicas. Também serviram de norteadores das atividades que deveriam ser tratadas na sequência didática. Os resultados nos levaram à conclusão de que, para favorecer a aprendizagem de forma duradoura, é necessário um trabalho interdisciplinar constante, e que o amadurecimento dos saberes dos estudantes a partir do uso da Teoria dos Campos Conceituais demanda um tempo maior do que aquele comumente dedicado às sequências didáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39606
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLEMENTTE, Thâmara Rafaella Negreiros.pdf791,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons