Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39607

Compartilhe esta página

Título: Inclusão no ensino de química e aprendizagem de estudantes surdos: interações com uso de recursos visuais.
Autor(es): LIMA, Brunna Stephanye Macêdo Coelho de
Palavras-chave: Lingua brasileira de sinais; Educação inclusiva; Surdos - Educação; Química - Estudo e ensino; Recursos audiovisuais
Data do documento: 14-Jul-2016
Citação: LIMA, Brunna Stephanye Macêdo Coelho de. Inclusão no ensino de química e aprendizagem de estudantes surdos: interações com uso de recursos visuais. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A educação de surdos é um dos temas pouco trabalhados pela ciência nas abordagens sobre educação inclusiva, principalmente, focando métodos de ensino de ciência e recursos didáticos para esta comunidade. Isso é constatado tanto em pesquisas nos repositórios das universidades disponíveis na Internet, assim como em livros, ou ainda em sites de editoras especializadas e de livrarias renomadas. Esse fato, por si só, já justifica esta pesquisa elaborada a partir da problemática: quais os recursos pedagógicos podem ser empregados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Química para alunos surdos? Tendo assim, como objetivo geral, avaliar a importância dos recursos visuais no ensino de Química na perspectiva de uma educação inclusiva e como objetivos específicos, discutir, a partir do relato da experiência de alunos surdos, a importância do uso de recursos visuais nas aulas de Química; apontar avanços na legislação e na prática pedagógica que garantem a educação do surdo e discorrer sobre o histórico da educação inclusiva. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa-ação em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio em uma escola de ensino em tempo integral na cidade de Caruaru, interior de Pernambuco, onde estudam três alunas surdas, duas dominando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma, não. A conclusão do estudo é a constatação de que os recursos visuais são imprescindíveis para o ensino de química para estudantes surdos, e de que são necessárias mais pesquisas sobre a temática, pois, mesmo com alguns avanços norteados na legislação brasileira para garantia da escolarização do surdo, ainda é incipiente os estudos nessa temática que propiciem de fato uma educação inclusiva a esses estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39607
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Brunna Stephanye Macêdo Coelho de.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons