Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39611

Compartilhe esta página

Título: Análise da estratégia de (re) construção de mapas conceituais a partir de textos e de textos a partir de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos de química.
Autor(es): LIMA, Renan Lourenço de
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Mapas conceituais; Aprendizagem
Data do documento: 7-Jul-2016
Citação: LIMA, Renan Lourenço de. Análise da estratégia de (re) construção de mapas conceituais a partir de textos e de textos a partir de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos de química. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Esse trabalho apresenta algumas características dos mapas conceituais, desde a sua elaboração até aplicação e combinação com outras estratégias, de forma que seja possível observá-lo com maior propriedade conceitual para utilização no ensino de conteúdos. Deste modo buscamos verificar a funcionalidade de mapas conceituais através de sua (re)elaboração aliada a construção de textos como estratégia didática auto reguladora da aprendizagem, de modo a promover uma aprendizagem significativa e crítica. Dessa forma, tornou-se necessário apresentar, através de uma oficina, as bases teóricas e fundamentais sobre o que são mapas conceituais, como são construídos e sua utilização no ensino. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, além do estudo de caso juntamente a uma observação participante, a fim de melhor explorar e compreender a realidade investigada. A análise dos resultados obtidos demonstrou que a estratégia utilizada proporcionou uma melhor organização das ideias, além de promover o desenvolvimento de competências relacionadas à produção textual. A partir da execução da pesquisa, constatou-se que o mapa conceitual pode ser utilizado como ferramenta pedagógica que leva ao ensino de conteúdos significativamente, além de permitir que o indivíduo busque o conhecimento através de estratégias de aprendizagem diversificadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39611
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Renan Lourenço de.pdf6,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons