Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39611
Compartilhe esta página
Título: | Análise da estratégia de (re) construção de mapas conceituais a partir de textos e de textos a partir de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos de química. |
Autor(es): | LIMA, Renan Lourenço de |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Mapas conceituais; Aprendizagem |
Data do documento: | 7-Jul-2016 |
Citação: | LIMA, Renan Lourenço de. Análise da estratégia de (re) construção de mapas conceituais a partir de textos e de textos a partir de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos de química. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | Esse trabalho apresenta algumas características dos mapas conceituais, desde a sua elaboração até aplicação e combinação com outras estratégias, de forma que seja possível observá-lo com maior propriedade conceitual para utilização no ensino de conteúdos. Deste modo buscamos verificar a funcionalidade de mapas conceituais através de sua (re)elaboração aliada a construção de textos como estratégia didática auto reguladora da aprendizagem, de modo a promover uma aprendizagem significativa e crítica. Dessa forma, tornou-se necessário apresentar, através de uma oficina, as bases teóricas e fundamentais sobre o que são mapas conceituais, como são construídos e sua utilização no ensino. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, além do estudo de caso juntamente a uma observação participante, a fim de melhor explorar e compreender a realidade investigada. A análise dos resultados obtidos demonstrou que a estratégia utilizada proporcionou uma melhor organização das ideias, além de promover o desenvolvimento de competências relacionadas à produção textual. A partir da execução da pesquisa, constatou-se que o mapa conceitual pode ser utilizado como ferramenta pedagógica que leva ao ensino de conteúdos significativamente, além de permitir que o indivíduo busque o conhecimento através de estratégias de aprendizagem diversificadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39611 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Renan Lourenço de.pdf | 6,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons