Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39612

Compartilhe esta página

Título: O jogo didático como um auxiliador do processo de ensino e aprendizagem da química orgânica para o ensino superior: um estudo de caso no curso de Química Licenciatura no CAA-UFPE.
Autor(es): LIMA, Sandrelle Carla Gomes de
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Química orgânica; Jogos educativos; Ensino superior
Data do documento: 13-Jul-2016
Citação: LIMA, Sandrelle Carla Gomes de. O jogo didático como um auxiliador do processo de ensino e aprendizagem da química orgânica para o ensino superior: um estudo de caso no curso de Química Licenciatura no CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O ensino de Química, em especial a Química Orgânica, traz conceitos abstratos, e muitas vezes exige um esforço intenso para memorização, tornando o aprendizado muito mais tedioso. Sendo assim, o uso de jogos didáticos tem sido proposto ao longo dos últimos anos e vários autores têm apresentado seus trabalhos com jogos destacando o interesse dos alunos, a despeito da complexidade envolvida no assunto trabalhado. Tal interesse surge da diversão proporcionada pelos jogos e tem efeito positivo no aspecto disciplinar. É diante desse contexto que este trabalho aponta a problemática de como os jogos didáticos podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de química orgânica no ensino superior. Esta pesquisa foi desenvolvida no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em Caruaru-PE como um estudo de caso da aplicação de dois jogos didáticos desenvolvidos exclusivamente para ensinar conceitos de química orgânica, especificamente, compostos carbonílicos. O primeiro jogo desenvolvido neste trabalho foi aplicado e avaliado em dois momentos, sendo o primeiro realizado com a turma de Química Orgânica II no segundo semestre de 2014 (2014.2), com uma semana de antecedência ao exame escolar que abordou o conteúdo do jogo. De mesma forma a aplicação foi replicada na turma do semestre letivo de 2015.1. O segundo jogo desenvolvido foi aplicado e avaliado na turma de 2015.2. As possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa, através de questionários, observações e testes estatísticos. Os resultados obtidos com a aplicação do primeiro jogo indicaram uma melhora no desempenho escolar dos alunos participantes. A média da turma que participou da aplicação do jogo no semestre de 2015.1 foi 47,6% superior ao grupo que não participou. A aplicação do segundo jogo desenvolvido confirmou a influência do uso de jogos didáticos no desempenho dos alunos, onde, a média da turma de 2015.2 foi superior em 116% e 55% quando comparada com as turmas 2013.2 e 2014.1, respectivamente. Desta forma, este trabalho indica um potencial de melhorar o rendimento dos alunos quanto ao aprendizado de conteúdos de maior complexidade com a utilização da ferramenta lúdica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39612
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Sandrelle Carla Gomes de.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons