Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39614

Comparte esta pagina

Título : O papel da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de físico-química a partir de aspectos ambientais.
Autor : SANTOS, Fabiana Marques dos
Palabras clave : Química - Experiências; Físico-química; Meio ambiente; Água - Análise
Fecha de publicación : 15-ene-2016
Citación : SANTOS, Fabiana Marques dos. O papel da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de físico-química a partir de aspectos ambientais. Caruaru: O Autor, 2016.
Resumen : A experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. Através da experimentação e seus modelos, é possível explicar de modo satisfatório, conteúdos de Química que estão presentes no cotidiano. Um exemplo disso é o estudo de parâmetros Físico-Químicos decorrentes da análise de água a partir da análise de efluentes provenientes das lavanderias do Agreste Pernambucano. O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância da experimentação como ferramenta facilitadora do ensino de Química, abordando os aspectos ambientais e os conceitos de Físico-Química que estão envolvidos na análise de água. O presente trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa experimental do tipo estudo de caso de natureza qualitativa. A atividade experimental proposta e aplicada na aula de laboratório de Físico-química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco propiciou a aprendizagem de aspectos ambientais ligados diretamente ao cotidiano do aluno promovendo a evolução conceitual. A partir destes resultados, pode-se inferir que de fato a experimentação e a abordagem CTSA constituem uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem; bem como, no processo de formação docente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39614
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Fabiana Marques dos.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons