Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39643

Compartilhe esta página

Título: Visualizações no ensino de química e sua potencial contribuição ao letramento científico: o que a literatura tem evidenciado no período de 2010 a 2016.
Autor(es): MELO, Noel Félix
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Letramento; Química - Bibliografia; Recursos audiovisuais
Data do documento: 28-Jul-2017
Citação: MELO, Noel Félix. Visualizações no ensino de química e sua potencial contribuição ao letramento científico: o que a literatura tem evidenciado no período de 2010 a 2016. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Neste estudo buscou-se investigar na literatura da pesquisa educacional em química como se dá a utilização de recursos didáticos visuais no ensino da química, e como as estratégias de ensino que utilizam estes recursos têm contribuído para uma potencial promoção do letramento científico de estudantes da educação básica. Para isso realizou-se um levantamento bibliográfico, em três periódicos de grande relevância no cenário nacional da pesquisa educacional em química, quanto aos tipos de recursos visuais mais utilizados no ensino da química, quanto ao tipo de conceitos químicos em que são empregados, quanto à metodologia de ensino na qual esses recursos são inseridos. Num total, foram analisados 67 artigos e utilizou-se como critério para avaliar uma potencial promoção do letramento científico conceitos mínimos para a educação científica apontados na literatura, a saber: Atitude científica, Trabalho em grupo, Domínio conceitual e A ciência e a tecnologia como fenômeno social. Os resultados deste estudo evidenciam que os experimentos são os recursos visuais mais utilizados no ensino da química, embora estes sejam utilizados de forma simplista apenas como demonstração. Por fim, constatou-se que apenas 5 artigos contemplam esses conceitos mínimos para o letramento científico, constituindo-se em boas estratégias de ensino para a educação científica, e que há uma tendência crescente em se favorecer o domínio conceitual em detrimento dos demais conceitos mínimos elencados acima.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39643
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Noel Félix.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons