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Título: Estratégia para o ensino de química quântica baseado em um estudo de caso envolvendo complexos de molibdnênio.
Autor(es): SILVA, Kayo Fernando da
Palavras-chave: Química quântica - Estudo de casos; Análise espectral; Molibdênio
Data do documento: 13-Dez-2017
Citação: SILVA, Kayo Fernando da. Estratégia para o ensino de química quântica baseado em um estudo de caso envolvendo complexos de molibdnênio. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: A aprendizagem de Química Quântica é fundamental para o entedimento de diversos processos presentes no nosso cotidado, desde à compressão de fenômenos químicos e físicos relacionados às cores da natureza ao nosso redor, até a utilização de recursos tecnológicos emm áreas de saúde, engenharia, astronomia etc.Entretanto, além dos problemas bastante relatados na literatura relacionados ao ensino de Química associados à utilização de estratégias de ensino monótonas e tradicionalistas, a Química Quântica perpassa por problemas associados aos graus elevados de abstratação e complexidade matemática. Portanto, faz-se necessário a utilização de metodologias que desmistifiquem o ensino da Química Quântica e a tornem atrativa, visto que o ensino desta área da Química é de extrema relevância, pois permite que os mesmos tenham compreensão necessária para acompanhar os avanços tecnológicos atuais.Assim, este trabalho de pesquisa buscou investigar os impactos no processo de ensino e aprendizagem ao se utilizar a estratégia de ensino estudo do caso, com o caso intitulado “Atribuição do espectro vibracional de compostos de coordenação do tipo oxodiperoxo de molibdênio” para o ensino do modelo do oscilador Harmônico, conteúdo da disciplina Química Quântica no ensino superior. A avaliação da aprendizagem foi realizada por meio da análise de mapas conceituais construídos pelos alunos da disciplina de Introdução à Química Quântica do Curso de Química-Licenciatura na UFPE-CAA, dos quais 19 estudantes participaram da atividade, que buscasse responder à pergunta focal “Como o modelo do oscilador Harmônico Quântico se relacionam com o espectro vibracional?” por meio dos mapas. Os resultados obtidos mostram que a metodologia proposta favoreceu a clareza conceitual necessária à representação do conhecimento científico, que pôde ser constatada em termos das relações entre os conceitos e da organização hierárquica das ideais, que levaram à responderem a pergunta. 84% dos estudantes conseguiram responder à pergunta focal, mesmo que em diferentes níveis, sendo que 58% do estudantes responderam completamente à pergunta, fato que anteriomente era muito difícil de ser alcançado por um grande número de discentes em uma turma por meio de estratégias de ensino tradicionais. Assim, essa proposta permitiu explorar o conteúdo de Química Quântica, de maneira mais prática, conceitual e contextualiza, tornando a sua aprendizagem mais significativa, dinâmica e atrativa. Espera-se também que ambas estratégias: ensino a partir do Estudo de Caso e mapa conceitual, como ferramenta de avaliação, possam despertar os discentes, que serão professores, para novos conhecimentos metodológicos, bem como para a pesquisa científica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40084
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