Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40087

Comparte esta pagina

Título : Desenvolvimento e caracterização de filmes ativos de amido de milho aditivados com óleo essencial de Cúrcuma (Cúrcuma Longa L.)
Autor : ARAÚJO, Maria Nicheilly Pontes
Palabras clave : Materiais poliméricos; Embalagens ativas; Materiais biodegradáveis; Amido de Milho
Fecha de publicación : 16-mar-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARAÚJO, Maria Nicheilly Pontes. Desenvolvimento e caracterização de filmes ativos de amido de milho aditivados com óleo essencial de Cúrcuma (Cúrcuma Longa L.). 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência de Materiais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A busca por materiais capazes de atender a demanda dos consumidores e da indústria alimentícia na preservação dos alimentos tem gerado grande interesse na área da pesquisa, em especial, no desenvolvimento de embalagens ativas. Diante da suscetibilidade dos alimentos à ação microbiana, oxidativa e perda de qualidade precoce, a proposta dessas embalagens agrega em si diversos valores associados à sustentabilidade e busca prolongar o prazo de validade dos alimentos, por meio da ação de um aditivo incorporado à matriz polimérica. A incorporação de aditivos naturais, como óleos essenciais, tem atraído a produção dessas embalagens no intuito de substituir os aditivos sintéticos, almejando assim, a produção com aditivos contendo compostos químicos inibidores de reações deteriorantes e que garante de igual forma a segurança do consumidor. Desse modo, o objetivo desse estudo foi desenvolver filmes poliméricos com amido de milho, extrato pectinoso obtido do albedo do maracujá, glicerol e óleo essencial de cúrcuma, capazes de promover atividade antimicrobiana e antioxidante para serem aplicados em embalagem de alimentos. Os filmes foram produzidos utilizando a técnica de evaporação do solvente (solution casting), variando as concentrações do óleo e avaliando seu efeito em diversas propriedades. Na análise de GC-MS e FTIR foi possível verificar que o óleo essencial de cúrcuma contém elementos químicos antimicrobianos e antioxidantes, como Turmerona, Ar - Turmerona e β – Turmerona, sendo confirmada a atividade antimicrobiana no teste de disco-difusão em Ágar contra a bactéria Staphylococcus Aureus. Na determinação dos compostos fenólicos foi evidenciado um teor de 49,90 mg EAG/g e atividade antioxidante comprovada pelo método de DPPH e FRAP. Os filmes sintetizados apresentaram-se transparentes, com coloração amarela e espessura uniforme ao longo da variação de óleo, permanecendo também inalterada a solubilidade, permeabilidade e propriedade térmica dos filmes após aditivação. Mecanicamente, o óleo promoveu aumento na resistência mecânica e redução do alongamento, enquanto morfologicamente, promoveu uma região superficial contínua com a presença de heterogeneidades que não afetaram a constituição íntegra do filme. Ainda, pelo teste de aplicação direta do filme como embalagem para pão de forma foi visto que durante nove semanas de análise não foi detectada nenhum tipo de contaminação visível. Assim, os filmes sintetizados são promissores no desenvolvimento de embalagens ativas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40087
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências de Materiais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Nicheilly Pontes Araújo.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons