Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40109

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de um jogo didático e análise de suas contribuições no processo ensino e aprendizagem do conteúdo de termodinâmica de soluções no ensino superior.
Autor(es): SILVA, Maria Kelly Pereira da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Jogos educativos; Termodinâmica; Físico-química; Ensino superior
Data do documento: 24-Jul-2017
Citação: SILVA, Maria Kelly Pereira da. Desenvolvimento de um jogo didático e análise de suas contribuições no processo ensino e aprendizagem do conteúdo de termodinâmica de soluções no ensino superior. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O uso de jogos como ferramenta auxiliar no Ensino de Química vem se tornando algo bastante comum, e muitos professores utilizam essa ferramenta como uma forma de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, proporcionando aos alunos novos meios de construir seus conhecimentos. Porém geralmente por ser considerado complexo, o uso de jogos contendo conteúdos que envolvem cálculos, como os que são trabalhados na Físico-Química, não é comum, principalmente no Ensino Superior. Dessa forma, após ter sido observado um baixo rendimento na avaliação referente ao conteúdo de Termodinâmica de Soluções do componente curricular Físico-Química II, do Curso de Química-Licenciatura do CAA-UFPE nos semestres 2012.2 a 2015.2, elaborou-se o jogo didático QuiMisturas. O jogo foi aplicado na turma do semestre de 2016.2, e por meio de observações e questionário analisou-se de forma qualitativa, suas possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Após a aplicação do jogo observou-se uma melhora na média das notas da turma, quando comparada com as turmas dos semestres anteriores. O jogo também foi aplicado na turma 2017.1, na qual o resultado foi ainda melhor comparado ao da turma 2016.2. Portanto, o uso do jogo didático no ensino de Físico-Química mostrou ser uma ferramenta que contribuiu para a aprendizagem, refletindo no aumento das médias das notas das duas turmas nas quais o jogo foi aplicado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40109
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Kelly Pereira da.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons