Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40112

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorSILVA, Taís de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-05-20T01:18:19Z-
dc.date.available2021-05-20T01:18:19Z-
dc.date.issued2017-07-04-
dc.date.submitted2021-05-19-
dc.identifier.citationSILVA, Taís de Oliveira. Proposta de estratégia didática argumentativa no ensino de química. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40112-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou identificar a incidência da argumentação em uma aula de química, por meio da elaboração de uma controvérsia a partir da discussão sobre a temática: “Transgênicos: Problema ou Solução?”. Acreditamos que essa controvérsia pudesse gerar oposições e assim culminar na presença da argumentação que aparece nesta pesquisa como um ferramenta de ensino, que pode levar a aprendizagem. Fizemos a intervenção com uma turma do 1º ano do ensino médio na escola de referência Arnaldo Assunção situada na cidade de Caruaru, dividiu-se a turma em dois grupos um traria os transgênicos como solução e consequentemente o outro como problema. O debate sobre a temática proposta foi conduzido e mediado pela pesquisadora e filmado, todos os participantes consentiram, por meio de um Termo assinado pelos pais ou responsáveis, na filmagem. Em seguida, os vídeos foram transcritos e as análises foram norteadas pelos operadores argumentativos, a fim de verificar a ocorrência da argumentação. Observou-se, por meio destes operadores, que a argumentação aconteceu com processos reflexivos e metacognitivos. Compreende-se que a controvérsia elaborada alcançou o objetivo de gerar oposição e consequentemente conduzir ao debate e a aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.titleProposta de estratégia didática argumentativa no ensino de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8189813A6&tokenCaptchar=03AGdBq24UJsdVyMUHdn8fsbkel6GL9wO8kOeHUzTf0sKeRNprYu47RR017EdLUrk0mTVLua0cy_of0f2hPVr0wwyxhWpW8UrqKLJ0GZOU7SOp-UgJMFOx8ezUNbs9dR3EC1IbdVQ_6WkjHFs-BJDT1PpGJyS5k3cqlrudqyQfXNWdKF68OVc5HgOZFgP7sRnAtO5nqGsJTouaRVOV_p0Zx-UWkE1WTJ7_aBDHstVrpF0drGkviSaIoLlSytBVzGAEA7U2j1_wgFMtmaYYznYyZe6_XCrSDYW10ZkhWTL33DIBxOcncUdOAEWppBWCIJ7V6fOBRZufBwXFsZpmaOcj1bwzHnfzQGGiIZibAqBPWjrlM3NeI42a5y9XVqZ7cR6smrV_aVum8GUHCcgfCpEnjks7HbUtfZvsvNaH5crN66a3J4_Gh5pHRDnd_NBe_ZdHERt5USLqGEBDv3Utv1UqO9HBt0pqg0Fn4wpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721108E1&tokenCaptchar=03AGdBq25fUg_eIyxncshcyJJrshuTUl5cgm87pds4RAMHJIakpqKsDOnT22PLl_3wAukcs9PQ9GjV47Gpkh3_nf0Syde3Kaijrld1kKUhFp4B5-1YVEJLaq0mjuxcHPQV23NTqX663ryKrEgUt3a-d23wGdm_zwv8eYZWyXYKZVUx94U8ySCugsceb4L91hqDAQxAGXCtMi0nu5JUyqR4BCmklBmD8MSFukFIu3RXJhM3_yOtGQgN2v7sktjvQweW4JKLcS4UlvKFgIgtlzV20ULbmBbtB3WMMQbZ1ab2vgjS1gx4bbL8n17VQ9DGOz72A1g4KCN4aucSdsHUjDELN-qrKTBWZOrLH2wFCzNUP_xu7bWdTeFgBH8p1kLtT73djGbQajXyuVe7GV508DD8KFamAt5piNvv4FBeXMPc1QxUFvC5B8IhzdJjpqTU91i2cYQO_pS0bDPyCRxLRIuxwn4GEqAOHqiGGwpt_BR
dc.description.abstractxThe present work aimed to identify the incidence of the argumentation in a chemistry class, through the elaboration of a controversy from the discussion on the theme: "Transgenics: Problem or Solution?". We believe that this controversy could generate oppositions and thus culminate in the presence of the argumentation that appears in this research as a teaching tool that can lead to learning. We did the intervention with a class of the first year of high school in the reference school Arnaldo Assunção located in the city of Caruaru, divided the class into two groups one would bring the transgenics as a solution and consequently the other as a problem. The debate on the proposed theme was conducted and mediated by the researcher and filmed, all the participants consented, through an agreement signed by the parents or guardians, in the filming. Then the videos were transcribed and the analyzes were guided by the argumentative operators in order to verify the occurrence of the argumentation. It was observed, through these operators, that the argumentation happened with reflexive and metacognitive processes. It is understood that the elaborate controversy has achieved the goal of generating opposition and consequently leading to debate and learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Taís de Oliveira.pdf802,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons