Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40139
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de | - |
dc.contributor.author | CUNHA, José Osvaldo Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T00:38:46Z | - |
dc.date.available | 2021-05-21T00:38:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, José Osvaldo Silva. Análise crítica reflexiva dos diversos modos de uso das histórias em quadrinhos para o ensino de química. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40139 | - |
dc.description.abstract | A História em Quadrinhos, ou HQs, é um gênero textual capaz de transmitir variadas informações a partir dos elementos linguísticos próprios, caracterizando-o como uma linguagem autônoma, unida de aspectos visuais e textuais, viabilizando a compreensão das informações científicas que podem ser exploradas por elas. Assim, destaca-se com isso seu “poder” de influência e de divulgação, seja científica ou não. No entanto, esta ferramenta pode apresentar distintos sentidos contextuais, com interpretações e significados para quem o lê. Ao utilizar em sala de aula, o professor pode identificar elementos que possam ser explorados para o ensino das Ciências. Porém, constata-se que o uso de HQ no ambiente escolar ainda é pouco explorado, provavelmente devido a sua relação com aspectos de humor e ludicidade. Neste trabalho, foram investigados o uso da HQ em diversos aspectos, iniciando a análise de tirinhas cômicas encontradas em uma coleção de livros didáticos de Química da Educação Básica, buscando identificar quais informações textuais poderiam ser explorados no contexto de ensino, como também as suas limitações de uso, considerando o contexto a qual era apresentada. Além disto, foi investigado através de um questionário virtual como docentes de diferentes níveis de ensino, interpretam as tiras cômicas dos personagens Frank e Ernest, as quais exploram contextos de Química, verificando suas opiniões acerca do uso de tirinhas nas aulas desta disciplina. Ademais, com o fim de desenvolver a autonomia discente no processo de criação dos seus recursos didáticos e de se discutirem propostas de uso dentro do contexto escolar, foi solicitado a uma turma de licenciandos em Química para eles exercitarem a imaginação para criar as HQs, com a capacidade crítica de apresentar suas visões sobre a ferramenta linguística. Partindo de uma dessas criações, foi estruturado um questionário com fins de levantar as concepções de outros licenciandos do Curso de Química-Licenciatura, investigando a compreensão das informações científicas nela apresentadas e, meios de uso da HQ no ambiente escolar. Em todos os pontos investigados, identificou-se as potencialidades e limites do uso de HQ no ensino de Química, desde as HQs existentes na mídia, até as criações que podem ser estimuladas em sala de aula. Algumas respostas do questionário virtual evidenciam que há uma dificuldade interpretativa da linguagem dos quadrinhos unida a linguagem da Química. Mesmo uma parte dos discentes não conseguindo compreender as especificidades científicas presentes na tira cômica, este recurso foi bem aceito por eles, os quais informaram que utilizariam em suas aulas, devido as potencialidades de uso do recurso. De modo geral, destaca-se a necessidade emergente de se discutir mais esta forma de linguagem nos cursos de formação docente para se compreender, mais adequadamente, os mecanismos de funcionamento das histórias em quadrinhos, visto que as tirinhas podem ter um viés científico em suas descrições e imagens. Por isso, vê-se a necessidade da divulgação mais assídua desse recurso. | pt_BR |
dc.format.extent | 91p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Análise crítica reflexiva dos diversos modos de uso das histórias em quadrinhos para o ensino de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8220975A3&tokenCaptchar=03AGdBq24HMi6S9xmRXdpHKBZ-bopmuVfYY7BOKpCUxAW31ZBPvnhAJ2R3EMtnGt0FqS0vmYifkYVVyV8UdvLj_Lqgt-x2IkaHVN-QJ4--hh6GL6JhIVxqwVsBKvScFBado_6kdzycMrTxL4XFcvCic5QzYsP66KuzIhBEOusgCCZmuF4V_2MHV5GU9lvcfhDzkLAIC7xqexfVo6JT9LNI1u3OD7V_xwJ1VbESdOuXYjPmvaieFvxvaRqNEVH_9pAgMPhDkYdStU20BCyEau009UDeicnyd0MioBC0mrERDVlXpGyrCNhNXrgJLUR1JtTOyUZzlDySAtPcc4RJvUQIAqKzlpjn_bIH5ErMBhRM968tw-Z6M4rTFmVFEWYeBRa8DIwzPMV5EvH0uA3_HuDff9EkFaKg_rTq57upic1ga0MTDQWgbntGFVj2ua6NN77xIA6WHElk2gJi28beNaNcIvWcsVxg24Aerg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251733D5&tokenCaptchar=03AGdBq25nCPn5IVumXCT1lVQtDYdXIDK5jdsFzfdSprCUvroaWbWgsaEXgoJQ-gehgoAAtlIAwtjKBrBnuSUgUpvrh-UJzXKc9wpbnyLfOqcYwNRZFY3oImE1TH_alJNl3NbmbU1GhMDNT9H-_fwxYxho6oUU3Gpq7imdrp4uMJjqhcfZlWawGf0eKhmxGJ0ag-KjPNVh6eVHlfL8t9QpWeVrEI_2KBPqQVl9x4JSQsZG56b_y8vDdqWCg04uvqzdRkgADzM8Kv2L8E8rmJMnDJ51dT0vpF36SCHI_zppRkGZIBctFGomjb1YpVqaLwpVWIytnNtC8YoUvb2SV5zJom9nLAzbkts1Ycd533GJqETSTEC0gjJf17gOYTC3u0b3ms5W6iPP-EgyyUxNhCgaJtvbcCFXx5I_V4ATRGkcNh44jshQl6wkFq7RoRXzkSdyWuwaTAsI2-bOjk2w0aD0fB1QFEYmoEOwHQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Comic is a textual genre capable of transmitting varied information from own linguistic elements, characterizing it as an autonomous language, united with visual and textual aspects, making possible the understanding of the scientific information that can be explored in the themselves. Like this, stands out his "power" of influence and of diffusion, whether scientific or not. However, this tool can present different contextual meanings, with interpretations and meanings for those who read it. When used in the classroom, the teacher can identify elements that can be explored for the teaching of science. However, it is verified that the use of comic in the school environment is still little explored, probably due to its relation with aspects of humor and playfulness. In this work, were investigated the use of comic in several aspects, starting the analysis of comic strips found in a collection of Basic Education Chemistry Textbooks, seeking to identify which textual information could be explored in the teaching context, as well the use limitations considering the context in which it was presented. Besides that, it was investigated through a virtual questionnaire with teachers of different levels of the education, interpret the comic strips of the characters Frank and Ernest, who explore contexts of chemistry, verifying their opinions about the use of comics in the classes of this discipline. In addition, in order to develop student autonomy in the process of creating their didactic resources and to discuss proposals for use within the school context, was solicited for the group of chemistry graduates were asked to exercise their imagination to create the comics, as the critical ability to show their views on the linguistic tool. Starting from one of these creations, a questionnaire was structured to raise the conceptions of other graduates of the Chemistry-Licentiate Course, investigating the understanding of the scientific information presented in it, and means of using the comic in the school environment. In all the points investigated, was identified the potentialities and limits of the use of comic in the Chemistry teaching, from the existent comics in the media, from the creations that can be stimulated in the classroom. Some answers of the virtual questionnaire show that there is an interpretative difficulty of the language in the comics together the chemistry language. Even a part of the students couldn’t understand the scientific specificities present in the comic strip, this resource was well accepted for them, who informed that they would use in their classes, due to the potential of use of the resource. In general, highlights the emerging need to discuss this form of language in teacher training courses to understand, more suitably, the mechanisms of comic book functioning, since comics may have a scientific bias in their descriptions and images. That is why, it is necessary to disseminate this resource more assiduously. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CUNHA, José Osvaldo Silva.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons