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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40139
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Título : | Análise crítica reflexiva dos diversos modos de uso das histórias em quadrinhos para o ensino de química. |
Autor : | CUNHA, José Osvaldo Silva |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Histórias em quadrinhos na educação; Professores - Formação; Livros didáticos |
Fecha de publicación : | 21-sep-2017 |
Citación : | CUNHA, José Osvaldo Silva. Análise crítica reflexiva dos diversos modos de uso das histórias em quadrinhos para o ensino de química. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | A História em Quadrinhos, ou HQs, é um gênero textual capaz de transmitir variadas informações a partir dos elementos linguísticos próprios, caracterizando-o como uma linguagem autônoma, unida de aspectos visuais e textuais, viabilizando a compreensão das informações científicas que podem ser exploradas por elas. Assim, destaca-se com isso seu “poder” de influência e de divulgação, seja científica ou não. No entanto, esta ferramenta pode apresentar distintos sentidos contextuais, com interpretações e significados para quem o lê. Ao utilizar em sala de aula, o professor pode identificar elementos que possam ser explorados para o ensino das Ciências. Porém, constata-se que o uso de HQ no ambiente escolar ainda é pouco explorado, provavelmente devido a sua relação com aspectos de humor e ludicidade. Neste trabalho, foram investigados o uso da HQ em diversos aspectos, iniciando a análise de tirinhas cômicas encontradas em uma coleção de livros didáticos de Química da Educação Básica, buscando identificar quais informações textuais poderiam ser explorados no contexto de ensino, como também as suas limitações de uso, considerando o contexto a qual era apresentada. Além disto, foi investigado através de um questionário virtual como docentes de diferentes níveis de ensino, interpretam as tiras cômicas dos personagens Frank e Ernest, as quais exploram contextos de Química, verificando suas opiniões acerca do uso de tirinhas nas aulas desta disciplina. Ademais, com o fim de desenvolver a autonomia discente no processo de criação dos seus recursos didáticos e de se discutirem propostas de uso dentro do contexto escolar, foi solicitado a uma turma de licenciandos em Química para eles exercitarem a imaginação para criar as HQs, com a capacidade crítica de apresentar suas visões sobre a ferramenta linguística. Partindo de uma dessas criações, foi estruturado um questionário com fins de levantar as concepções de outros licenciandos do Curso de Química-Licenciatura, investigando a compreensão das informações científicas nela apresentadas e, meios de uso da HQ no ambiente escolar. Em todos os pontos investigados, identificou-se as potencialidades e limites do uso de HQ no ensino de Química, desde as HQs existentes na mídia, até as criações que podem ser estimuladas em sala de aula. Algumas respostas do questionário virtual evidenciam que há uma dificuldade interpretativa da linguagem dos quadrinhos unida a linguagem da Química. Mesmo uma parte dos discentes não conseguindo compreender as especificidades científicas presentes na tira cômica, este recurso foi bem aceito por eles, os quais informaram que utilizariam em suas aulas, devido as potencialidades de uso do recurso. De modo geral, destaca-se a necessidade emergente de se discutir mais esta forma de linguagem nos cursos de formação docente para se compreender, mais adequadamente, os mecanismos de funcionamento das histórias em quadrinhos, visto que as tirinhas podem ter um viés científico em suas descrições e imagens. Por isso, vê-se a necessidade da divulgação mais assídua desse recurso. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40139 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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