Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40143
Share on
Title: | O uso do cotidiano como estratégia para promover a aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas. |
Authors: | SANTOS, Cláudia Regina dos |
Keywords: | Química - Estudo e ensino; Química (Ensino médio); Química orgânica; Didática (Ensino médio); Estratégias de aprendizagem |
Issue Date: | 12-Jul-2017 |
Citation: | SANTOS, Cláudia Regina dos. O uso do cotidiano como estratégia para promover a aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | O presente trabalho buscou compreender como o uso do cotidiano associado ao conceito de funções orgânicas pode auxiliar na aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola de Referência da cidade de Palmares no estado de Pernambuco. Para isso, utilizou-se uma Sequência Didática com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela Química através do cotidiano, em que os mesmos pudessem associar os conhecimentos científicos aos seus conhecimentos prévios à cerca da Química relacionada às funções orgânicas oxigenadas: álcool, éter, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éster e fenol. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário com os alunos antes e depois da Sequência Didática; uma entrevista semiestruturada com o professor de Química, além de duas atividades com os alunos, sendo uma associada ao cotidiano e a outra não. Os resultados obtidos indicam que a abordagem metodológica com enfoque no cotidiano, utilizada na escola campo de pesquisa, mostrou-se favorável ao processo ensino-aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, diante das atividades desenvolvidas durante a pesquisa constatou-se que os alunos conseguiram identificar as funções orgânicas mais facilmente quando estas estavam associadas a situações do cotidiano do que quando apenas eram fornecidas as fórmulas estruturais dos compostos. Sendo assim, a pesquisa mostrou que a utilização do cotidiano no ensino de Química pode servir como uma ferramenta para auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, tornando a Química mais interessante e menos abstrata, de forma que os alunos possam enxergar a importância da disciplina em suas vidas e assim despertar o interesse pelo estudo da mesma. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40143 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Cláudia Regina dos.pdf | 897,83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License