Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40163

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da codigestão de resíduos orgânicos visando a produção de metano
Autor : SILVA, Alynne Soares Cabral e
Palabras clave : Engenharia Civil; Biogás; Biomassa algal; Conteúdo ruminal; Lodo ativado
Fecha de publicación : 21-dic-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Alynne Soares Cabral e. Avaliação da codigestão de resíduos orgânicos visando a produção de metano. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A codigestão anaeróbia é uma alternativa promissora para tratar dois ou mais resíduos orgânicos e potencializar a produção de biogás. Sendo assim, o presente trabalho investigou o aumento da produção de metano a partir da codigestão anaeróbia de diferentes proporções de resíduos orgânicos em escala de bancada. Os resultados revelam que a codigestão de 20% biomassa algal e 80% resíduos de alimentos produziram um rendimento máximo de metano de 718,50 ± 4,60 mL CH4/g SVadicionado, o que correspondeu a um aumento de 2,07 vezes em relação a 100% da biomassa algal. Quando se estudou a mistura de lodos ativados com resíduos de alimentos, a melhor produção de metano (834,20 ± 11,09 mL CH4/g SVadicionado) ocorreu com proporção de mistura de 80% de lodo ativado e 20% de resíduos de alimentos, resultando no aumento de aproximadamente 2,44 vezes em relação à digestão de apenas lodos ativados. Já a codigestão de 20% da biomassa algal com 80% do conteúdo ruminal proporcionou um rendimento de 432,75 ± 9,55 mL CH4/g SVadicionado, que corresponde a um aumento de 4,33 vezes em relação à digestão de 100% da biomassa algal. Assim, dependendo das proporções utilizadas na mistura de resíduos orgânicos, foi possível potencializar o efeito sinérgico da digestão anaeróbia e essa abordagem poderia ser considerada como estratégia eficiente para aliar a gestão de resíduos com a produção de energia (metano).
Descripción : SANTOS, Maria de Lourdes Florêncio dos​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​FLORÊNCIO, Maria de Lourdes
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40163
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alynne Soares Cabral e Silva.pdf1,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons