Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40229

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da aprendizagem de eletrônica a partir de uma proposta de educação científica baseada em projetos.
Autor : MARINHO, Edla Carine Pessoa
Palabras clave : Aprendizagem - Avaliação; Aprendizagem baseada em problemas; Eletrônica
Fecha de publicación : 27-ago-2014
Citación : MARINHO, Edla Carine Pessoa. Avaliação da aprendizagem de eletrônica a partir de uma proposta de educação científica baseada em projetos. Caruaru: O Autor, 2014.
Resumen : A eletrônica é um ramo da eletricidade, que por sua vez é um ramo da Física, que estuda o comportamento de circuitos elétricos/eletrônicos ou a fabricação de circuitos que contenham semicondutores, resistores, etc. Porém, mesmo com toda evidência de sua importância para a humanidade, a eletricidade está dentre as dificuldades específicas da Física. A maneira como a eletrônica, muitas vezes vem sendo ensinada não ajuda o aprendiz a pensar, argumentar e tomar suas decisões. A aprendizagem baseada em projetos ou problemas permite desenvolver a criticidade do aluno e construir soluções mais criativas em torno de tarefas complexas, dando-lhe a oportunidade de trabalhar autonomamente e de desenvolver a tomada de decisão. Portanto, a presente pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de Educação Científica Baseada em Projetos (ECBP) que busca adequar as etapas de construção de um fotobiomodulador à metodologia de Ilhas de Racionalidade, a fim de verificar a adequação da organização da aprendizagem em torno de um projeto desafiador, tecnologicamente inovador, e com grande poder interdisciplinar. Desse modo, esta pesquisa propõe investigar os níveis de aprendizagem dos conceitos de eletrônica, segundo a taxonomia de Bloom no contexto da Educação Científica Baseada em Projetos (ECPB) e evidenciá-los a luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40229
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARINHO, Edla Carine Pessoa.pdf864,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons