Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40263

Share on

Title: Pode uma árvore florescer no outono? : Mapeando os Caminhos do Pensamento Colonial no Ensino de Artes
Authors: BERNARDES, Luisa Paiva
Keywords: Colonialidade; Colonialismo; Pensamento Colonial; Pós-Colonial; Arte-Educação; Ensino de Artes
Issue Date: 27-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BERNARDES, Luisa Paiva. Pode uma árvore florescer no outono?: Mapeando os Caminhos do Pensamento Colonial no Ensino de Artes. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente trabalho se propõe a mapear como o pensamento colonial se revela no Ensino das Artes a partir da obervação das aulas da disciplina de Artes Visuais de duas turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental em um colégio de classe média da Zona Norte de Recife, em Pernambuco. A pesquisa nasce do espanto gerado por uma árvore florida no mês de maio em São Paulo: Pode uma árvore florescer no outono? Ao me indagar sobre aquele estranhamento, entendi que não eram as árvores que estavam fora de época, mas o ensino que havia turvado o nosso olhar de observadoras, havíamos aprendido regras e tabelas, mas não havíamos aprendido a nos inquietar com o mundo a nossa volta. Não dizem que branco é melhor, mas se aprende que o lápis bege é a cor da pele e que todas as outras tonalidades estão fora do padrão. Não se aprende que as árvores que florescem nas cidades são desreguladas, mas se cresce desenhando sol no verão, folhas caídas no chão no outono, neve no inverno e flores na primavera.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40263
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Luisa Paiva Bernardes.pdf2,93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons