Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40316

Compartilhe esta página

Título: Sistemas de apoio à decisão de bid/no-bid e estimação de mark-up
Autor(es): SOUZA, Cristiane Gabriela Boesing de
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Sistemas de apoio à decisão; Ofertar/não ofertar; Margem de lucro; Modelo multicritério de apoio à licitação
Data do documento: 13-Ago-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Cristiane Gabriela Boesing de. Sistemas de apoio à decisão de bid/no-bid e estimação de mark-up. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Proporcionalmente ao aumento da complexidade dos projetos e suas atividades, existe um crescimento da demanda de ferramentas para auxílio do processo de tomada de decisão, considerado elemento chave para o sucesso das organizações. Apesar da existência de múltiplos modelos matemáticos nesse sentido, majoritariamente não costumam ser de utilização fácil e rápida. Dessa forma, a presente pesquisa objetiva desenvolver um sistema de apoio à decisão (SAD) que suporte a escolha entre ofertar ou não ofertar uma proposta (bid / no-bid) e, em caso afirmativo, estimar o tamanho da margem de lucro (mark-up). Assim, buscou-se entender, por meio de uma análise infométrica, bibliométrica e cientométrica o contexto atual dos estudos nessa vertente, para embasar a seleção de um modelo multicritério a ser traduzido em um SAD. Diferenciando-se dos demais, o modelo proposto por Araújo (2018) foi escolhido, por utilizar o grau de atratividade da oportunidade como um fator interveniente na estimação do mark-up. Diante disso, o sistema denominado BNBMSys, foi desenvolvido, considerando características de usabilidade que proporcione autonomia ao decisor para realização de uma análise completa de forma simples. Após a apresentação de todas as funcionalidades que o compõe, o sistema foi utilizado em uma empresa do ramo agropecuário, visando a validação dos benefícios decorrentes do empego da ferramenta no ambiente em questão. Como resultado desta análise, identificou-se que o projeto avaliado está na categoria ‘Atrativo’, sendo sugerida a participação no processo licitatório, de modo que, a estimação do tamanho do mark-up foi também realizada. O gestor apontou uma experiência positiva no uso da ferramenta, por sua usabilidade e possibilidade de melhor direcionamento dos esforços na preparação de uma proposta, revelando a eficiência e relevância do sistema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40316
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cristiane Gabriela Boesing de Souza.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons