Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40349
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T00:11:33Z | - |
dc.date.available | 2021-06-23T00:11:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-22 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de. O papel da componente curricular análise real no currículo do curso de matemática-licenciatura do CAA/UFPE. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40349 | - |
dc.description.abstract | O trabalho foi desenvolvido para atender a uma demanda dos alunos por explicações sobre o porquê de estudar determinadas disciplinas é importante para a sua formação. Assim a problemática surge diante da inquietude de muitos alunos alegando não enxergar o real propósito de cursarem as disciplinas, por eles intituladas de “matemática pura”, a exemplo da disciplina analise real, como obrigatórias para poderem se formar e lecionar no ensino básico que de acordo com eles os conteúdos da “matemática pura” não os utilizarão na sua profissão. Para elucidar esta problemática foi realizada uma busca perante textos científicos sobre a temática, “a importância da análise real para o curso de licenciatura em matemática”, dentre todos encontrados, os trabalhos de Otero-Garcia (2011) e Martins (2012) foram de grande importância, uma vez que Otero-Garcia fez um mapeamento de todas as importantes pesquisas referentes à Análise Real na formação do professor e Martins investigou qual o papel da disciplina de Análise em quatro instituições públicas de São Paulo. O procedimento metodológico utilizado foi à pesquisa de campo, na qual por meio de questionários, foram indagados aos professores do curso de Matemática-Licenciatura do CAA/UFPE, qual a importância e relevância da disciplina para o referido curso. Em fim espera-se que a pesquisa contribua para o esclarecimento dos alunos perante a importância da disciplina analise real na formação do professor de matemática, e desperte uma reflexão da necessidade de se criar uma identidade da disciplina analise real para o curso de Matemática-Licenciatura do CAA/UFPE. | pt_BR |
dc.format.extent | 168p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Análise matemática | pt_BR |
dc.title | O papel da componente curricular análise real no currículo do curso de matemática-licenciatura do CAA/UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4365618Z0&tokenCaptchar=03AGdBq24f_KemLHPD7-K8caAZIiRg4u3QKMWOX4TF45o5mF4_tdwYrBjrdkR49WL3d2004TwaSeSOd3LAv9ZGM2S-m5Aq4Opqq_GIxnPWiOyTwiMSgAuJPdd-A_tmQiT_WaMEJLUjlrr4u4Au8T94WJ9rT5OhBIFV3HsVzM7hpYE8R4TX_pMJzZZEoKK91ZbpADOkkxm1u-eFEG6zpcvEWXTy-Ew6LLYfOYAwR1PG7Z6FprNgK2qJEe4JJ5RiblwrrpZ4j_hCSgM7EdSgVt0fzbS3RyVB-F3A-8-k0uDl9g7E08FNdj3MNwrzKgK-pOynSlflfdOzzGM50MdXBRDMX_jiN3GRIct0I0XITbq-SzRekL27Atd8aFlebM45BgCOWjVrdDTWsVf9h6ffCblVPFXKC5xuLmZeCmeZ_m2rYef0F_5MThTU7F-7BVoQuA8pjlBq4b88s9hzFV0IhzN59CNmH8XTYRsUHw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25bjuLsmMRPe_R8Wno9Ukp6rYi_8pR9VGfnh9lv9DDzSNsfitPJbhL7h0lCysJMrISRJHFT1pSETxgEcMX4ryhdruPuzCbA89FTXi2M1pRPSRrfNuHfGEzkobrt89o56LopROkc5hmCrCt4FUwBfrn9jd4sv2teSfBQEAjxCk6vFeyYBadyYEbiMFyOcZCA_bv3kbqtLY__rLFF0aXUB8_VaVbapzx_J7BfSoZxDjE_edeG0JncDkke71vd7BlmNTptZ8q0FViW0s-XoMXG7FFlv-FIMIEZ8kh1v1VTFj02AV1Sh0r09ARPh5VaBwuRc1JXZB9aU0VJooHua_PzEtJfcvEjTzgJZpFRnovmMhDLAvFFfsu85jHFQD35htIe8TIsDdoZqp05omcevnMGGV3Uz_e62Md6aMVgOSEluulXv1BXIzZlVLdhubIUnQi-s9y6_AZmLC6EMINt90ZTBV-fXciavQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research was developed to meet a demand from students for explanations about why certain studying curriculum components are important for their training. On the issue of students claiming not to see the real purpose of coursing the curriculum components, they titled “pure mathematics”, as the example of Real Analysis course, as required in order to graduate and teach in basic education which not use by them in their career. To elucidate this issue a research was conducted using scientific papers on the subject, “The importance of Real Analysis for the degree course in mathematics”, among all found, the papers of Otero-Garcia (2011) and Martins (2012) were of great importance, as Otero-Garcia mapped all important research related to Real Analysis in teacher education and Martins investigated what is the role of the institutions in São Paulo. The methodological procedure used was field research in which through questionnaires, were asked to professors of the course of Mathematical Degree of the CAA/UFPE, which the importance and relevance of discipline for that course. In the end it was expected that the research will contribute to the clarification of the students towards the importance of curricular component Real Analysis to training math teacher, and awaken a reflection of the need of creating an identity of the discipline for the course of mathematical Degree CAA/UFPE. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de.pdf | 138,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons