Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40349

Share on

Title: O papel da componente curricular análise real no currículo do curso de matemática-licenciatura do CAA/UFPE.
Authors: MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Professores - Formação; Análise matemática
Issue Date: 23-Jul-2015
Citation: MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de. O papel da componente curricular análise real no currículo do curso de matemática-licenciatura do CAA/UFPE. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: O trabalho foi desenvolvido para atender a uma demanda dos alunos por explicações sobre o porquê de estudar determinadas disciplinas é importante para a sua formação. Assim a problemática surge diante da inquietude de muitos alunos alegando não enxergar o real propósito de cursarem as disciplinas, por eles intituladas de “matemática pura”, a exemplo da disciplina analise real, como obrigatórias para poderem se formar e lecionar no ensino básico que de acordo com eles os conteúdos da “matemática pura” não os utilizarão na sua profissão. Para elucidar esta problemática foi realizada uma busca perante textos científicos sobre a temática, “a importância da análise real para o curso de licenciatura em matemática”, dentre todos encontrados, os trabalhos de Otero-Garcia (2011) e Martins (2012) foram de grande importância, uma vez que Otero-Garcia fez um mapeamento de todas as importantes pesquisas referentes à Análise Real na formação do professor e Martins investigou qual o papel da disciplina de Análise em quatro instituições públicas de São Paulo. O procedimento metodológico utilizado foi à pesquisa de campo, na qual por meio de questionários, foram indagados aos professores do curso de Matemática-Licenciatura do CAA/UFPE, qual a importância e relevância da disciplina para o referido curso. Em fim espera-se que a pesquisa contribua para o esclarecimento dos alunos perante a importância da disciplina analise real na formação do professor de matemática, e desperte uma reflexão da necessidade de se criar uma identidade da disciplina analise real para o curso de Matemática-Licenciatura do CAA/UFPE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40349
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de.pdf138,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons