Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40370

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.authorFALCÃO, Luciano José Trindade-
dc.date.accessioned2021-06-29T17:57:25Z-
dc.date.available2021-06-29T17:57:25Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationFALCÃO, Luciano José Trindade. Ferramentas de webconferência para a educação a distância de harmônica. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40370-
dc.descriptionALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de, também é conhecida em citações bibliográficas por: GALDINO, Cristianept_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os usos dos recursos de webconferência na educação a distância para o aprendizado da harmônica e pretende também enriquecer a discussão sobre as possibilidades deste instrumento no campo da educação musical. Como objetivos específicos buscou identificar os sistemas telemáticos (on-line) utilizados, identificar os recursos e as ferramentas disponíveis para o estudo do instrumento, identificar se há o suporte dado ao aluno, reconhecer a metodologia adotada pelos professores, apontar as dificuldades e facilidades encontradas pelo aluno e pelo professor, apontar o nível de autonomia do aluno quanto ao seu aprendizado e identificar a qualidade da interação entre professor e aluno mediada pelas ferramentas de webconferência. Nesta pesquisa foi feito um estudo de entrevista com dois professores de harmônica que dão aulas a distância usando ferramentas de webconferência. A pesquisa foi iniciada com uma revisão de literatura na área de educação a distância e educação musical a distância e paralelamente a essa revisão, foi realizada a pesquisa exploratória de grupos fechados de gaitistas no Facebook, que buscou através de anúncios e postagens aqueles profissionais que dão aula on-line utilizando algum software de comunicação como Windows Live Messenger, Skype, Google Talk, Yahoo! Messenger, WhatsApp, por exemplo. Na análise de dados, foram identificadas as categorias recursos tecnológicos utilizados, que foi dividida em subcategorias, perfil do aluno e formação dos professores entrevistados. Os resultados apontaram que as vantagens que esta modalidade de ensino para o aprendizado da harmônica oferece são significativas e devem ser levadas em consideração, mostrando que ela é mais um caminho de educação para este instrumento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectHarmônicapt_BR
dc.subjectAprendizado de instrumentopt_BR
dc.subjectFormação do professor.pt_BR
dc.titleFerramentas de webconferência para a educação a distância de harmônicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3915831548980271pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze the uses of web conferencing resources in distance education for learning the harmonica and also intends to enrich the discussion about the possibilities of this instrument in the field of music education. As specific objectives, it sought to identify the telematic systems (online) used, identify the resources and tools available for the study of the instrument, identify whether there is support given to the student, recognize the methodology adopted by the teachers, point out the difficulties and facilities found by the student and the teacher, point out the student's level of autonomy regarding their learning and identify the quality of the interaction between teacher and student mediated by web conferencing tools. In this research, an interview study was conducted with two harmonic teachers who teach at a distance using web conferencing tools. The research started with a literature review in the area of distance education and music education at a distance, and in parallel with this review, an exploratory research of closed groups of harmonica players was carried out on Facebook, which sought through ads and posts those professionals who give online class using some communication software such as Windows Live Messenger, Skype, Google Talk, Yahoo! Messenger, WhatsApp, for example. In the data analysis, the categories of technological resources used were identified, which was divided into subcategories, student profile and training of the interviewed teachers. The results showed that the advantages that this teaching modality for learning the harmonica offers are significant and should be taken into account, showing that it is one more way of education for this instrument.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luciano José Trindade Falcão.pdf10,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons