Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40370

Compartilhe esta página

Título: Ferramentas de webconferência para a educação a distância de harmônica
Autor(es): FALCÃO, Luciano José Trindade
Palavras-chave: Educação a distância; Harmônica; Aprendizado de instrumento; Formação do professor.
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FALCÃO, Luciano José Trindade. Ferramentas de webconferência para a educação a distância de harmônica. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os usos dos recursos de webconferência na educação a distância para o aprendizado da harmônica e pretende também enriquecer a discussão sobre as possibilidades deste instrumento no campo da educação musical. Como objetivos específicos buscou identificar os sistemas telemáticos (on-line) utilizados, identificar os recursos e as ferramentas disponíveis para o estudo do instrumento, identificar se há o suporte dado ao aluno, reconhecer a metodologia adotada pelos professores, apontar as dificuldades e facilidades encontradas pelo aluno e pelo professor, apontar o nível de autonomia do aluno quanto ao seu aprendizado e identificar a qualidade da interação entre professor e aluno mediada pelas ferramentas de webconferência. Nesta pesquisa foi feito um estudo de entrevista com dois professores de harmônica que dão aulas a distância usando ferramentas de webconferência. A pesquisa foi iniciada com uma revisão de literatura na área de educação a distância e educação musical a distância e paralelamente a essa revisão, foi realizada a pesquisa exploratória de grupos fechados de gaitistas no Facebook, que buscou através de anúncios e postagens aqueles profissionais que dão aula on-line utilizando algum software de comunicação como Windows Live Messenger, Skype, Google Talk, Yahoo! Messenger, WhatsApp, por exemplo. Na análise de dados, foram identificadas as categorias recursos tecnológicos utilizados, que foi dividida em subcategorias, perfil do aluno e formação dos professores entrevistados. Os resultados apontaram que as vantagens que esta modalidade de ensino para o aprendizado da harmônica oferece são significativas e devem ser levadas em consideração, mostrando que ela é mais um caminho de educação para este instrumento.
Descrição: ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de, também é conhecida em citações bibliográficas por: GALDINO, Cristiane
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40370
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luciano José Trindade Falcão.pdf10,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons