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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40473

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dc.contributor.advisorSTEINER, Andrea Quirino-
dc.contributor.authorSANTIAGO, Fagner Stwart-
dc.date.accessioned2021-07-09T23:11:46Z-
dc.date.available2021-07-09T23:11:46Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Fagner Stwart. A implementação da política ambiental do Instituto Federal de Pernambuco a partir da percepção dos atores responsáveis. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40473-
dc.description.abstractOs caminhos percorridos pelas políticas públicas de promoção da sustentabilidade vêm ganhando destaque no cenário brasileiro dos últimos tempos, inclusive dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), em virtude do importante papel que essas instituições desempenham na sociedade. O presente trabalho tem como foco a questão da implementação de políticas de promoção da sustentabilidade dentro de uma IES pública. O estudo teve como objetivo geral analisar a implementação da Política Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) a partir da percepção dos seus atores responsáveis. Para alcançar este objetivo, foi realizado uma pesquisa exploratório/descritiva com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário aplicado junto aos dezesseis Diretores de Administração e Planejamento (DAPs) e um survey aplicado junto aos responsáveis pelas comissões/departamentos de promoção da sustentabilidade de cinco campi do IFPE. Do ponto de vista da formulação, a Política Ambiental do IFPE e os seus instrumentos de gestão estão em sintonia com as principais normativas e programas federais de promoção da sustentabilidade. Entretanto, os resultados evidenciaram que poucas práticas sustentáveis estavam sendo implementadas nos campi do instituto após a elaboração da política. Na percepção dos DAPs, as principais dificuldades encontradas são a falta de um departamento central que coordene, monitore e avalie as ações implementadas de forma sistêmica na instituição; e a falta, na maioria dos campi, de uma comissão/departamento de sustentabilidade responsável por fomentar e implementar a sustentabilidade em nível local. A importância dessas comissões/departamentos evidencia-se no fato de que, em média, elas implementam mais ações de sustentabilidade frente aos campi que não as têm. Se os campi que possuem comissões estão desempenhando mais ações e práticas voltadas à promoção da sustentabilidade, faz-se mister identificar e descrever, na percepção dos atores responsáveis, quais são as capacidades políticas no nível individual, que podem estar contribuindo para o sucesso dessa implementação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPolítica ambientalpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.titleA implementação da política ambiental do Instituto Federal de Pernambuco a partir da percepção dos atores responsáveispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6913101868612125pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4242875650956043pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThe paths taken by public policies to promote sustainability have been gaining prominence in the Brazilian scenario of recent times, including within Higher Education Institutions (HEIs), due to the important role that these institutions play in society. This work focuses on the issue of implementing policies to promote sustainability within a public HEI. The study aimed to analyze the Environmental Policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE) implementation from the perception of its responsible actors. To achieve this objective, an exploratory/descriptive research with a qualitative approach was conducted, through a case study, using a questionnaire applied to the sixteen Directors of Administration and Planning (DAPs) as a technique of data collection and a survey applied to those responsible for the committees/departments of sustainability promotion of six IFPE campuses. From the formulation point of view, IFPE's Environmental Policy and its management instruments are in line with the main federal regulations and programs to promote sustainability. However, the results showed that few sustainable practices were being implemented on the institute's campuses after the policy was developed. In the perception of DAPs, the main difficulties found are the lack of a central department that coordinates, monitors and evaluates the implemented actions in a systemic way in the institution; and, on most campuses, a sustainability committee/department responsible for fostering and implementing sustainability at the local level. The importance of these committees/departments is evident in the fact that, on average, they implement more sustainability actions in relation to campuses that do not have them. If the campuses that have commissions are performing more actions and practices aimed at promoting sustainability, it is necessary to identify and describe, in the actors responsible perception, what are the political capacities at the individual level, which may be contributing to the success of this implementation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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