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Título : A implementação da política ambiental do Instituto Federal de Pernambuco a partir da percepção dos atores responsáveis
Autor : SANTIAGO, Fagner Stwart
Palabras clave : Política pública; Sustentabilidade; Política ambiental; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Fecha de publicación : 30-nov-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTIAGO, Fagner Stwart. A implementação da política ambiental do Instituto Federal de Pernambuco a partir da percepção dos atores responsáveis. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Os caminhos percorridos pelas políticas públicas de promoção da sustentabilidade vêm ganhando destaque no cenário brasileiro dos últimos tempos, inclusive dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), em virtude do importante papel que essas instituições desempenham na sociedade. O presente trabalho tem como foco a questão da implementação de políticas de promoção da sustentabilidade dentro de uma IES pública. O estudo teve como objetivo geral analisar a implementação da Política Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) a partir da percepção dos seus atores responsáveis. Para alcançar este objetivo, foi realizado uma pesquisa exploratório/descritiva com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário aplicado junto aos dezesseis Diretores de Administração e Planejamento (DAPs) e um survey aplicado junto aos responsáveis pelas comissões/departamentos de promoção da sustentabilidade de cinco campi do IFPE. Do ponto de vista da formulação, a Política Ambiental do IFPE e os seus instrumentos de gestão estão em sintonia com as principais normativas e programas federais de promoção da sustentabilidade. Entretanto, os resultados evidenciaram que poucas práticas sustentáveis estavam sendo implementadas nos campi do instituto após a elaboração da política. Na percepção dos DAPs, as principais dificuldades encontradas são a falta de um departamento central que coordene, monitore e avalie as ações implementadas de forma sistêmica na instituição; e a falta, na maioria dos campi, de uma comissão/departamento de sustentabilidade responsável por fomentar e implementar a sustentabilidade em nível local. A importância dessas comissões/departamentos evidencia-se no fato de que, em média, elas implementam mais ações de sustentabilidade frente aos campi que não as têm. Se os campi que possuem comissões estão desempenhando mais ações e práticas voltadas à promoção da sustentabilidade, faz-se mister identificar e descrever, na percepção dos atores responsáveis, quais são as capacidades políticas no nível individual, que podem estar contribuindo para o sucesso dessa implementação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40473
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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