Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40569

Comparte esta pagina

Título : Competências docentes : o olhar dos professores do ensino técnico de enfermagem
Autor : BRAINER, Sâmara Aline Brito
Palabras clave : Competências essenciais – Caruaru (PE); Enfermagem – Estudo e ensino – Caruaru (PE); Professores de enfermagem – Caruaru (PE); Ensino técnico – Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 24-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BRAINER, Sâmara Aline Brito. Competências docentes: o olhar dos professores do ensino técnico de enfermagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : INTRODUÇÃO: O crescimento do campo da saúde é notório no nosso país, haja vista a ampliação do número de instituições de ensino técnico no Brasil e consequentemente, o elevado aumento das oportunidades de trabalho para os enfermeiros. O docente do curso técnico necessita da associação entre o conhecimento teórico e as habilidades práticas, para compreender as definições das competências de tal maneira que englobe teoria, prática e práticas pedagógicas. Desta forma, pode-se afirmar que há uma relação implícita entre competência e docência; ou seja, a docência como profissão exige do profissional competência para exercê-la. OBJETIVO: compreender a percepção dos professores de um curso técnico em enfermagem sobre as competências para o exercício da docência nesse nível de ensino. METODOLOGIA: Estudo de natureza exploratória e descritiva, de corte transversal e abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma instituição privada de ensino técnico no município de Caruaru/PE, onde participaram 14 enfermeiros-docentes. Para obtenção dos dados, utilizou-se questionário contendo 13 perguntas fechadas e um roteiro para realização de entrevista semiestruturada, considerando os seguintes núcleos temáticos: Competências docentes: da percepção àquelas necessárias ao exercício da docência; Desenvolvimento de competências para docência de ensino técnico de enfermagem e Dificuldades encontradas para o exercício da docência. Os dados oriundos do questionário foram tabulados em análises estatísticas simples e os dados qualitativos procedentes das entrevistas, foram analisados à luz da Análise de Conteúdo na modalidade temática, quando delimitou-se as Unidades de Contexto, Unidades de Registro, categorias e subcategorias de análise. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em relação às competências docentes foram delimitadas as seguintes categorias: Atributos; Dominar Conteúdo Teórico e Prático; Buscar Aperfeiçoamento; Saberes Pedagógicos. Quanto ao desenvolvimento de competências para docência de ensino técnico de enfermagem verificou-se seis categorias e ao apontarem as dificuldades encontradas para o exercício da docência foram delimitados os seguintes aspectos: Administração do tempo em sala de aula; Medo do desconhecido; Desenvolvimento e condução das atividades pedagógicas; Ausência de vivências profissionais; Mediação do processo de aprendizagem com a diversidade de alunos em sala de aula e dificuldades na utilização de novas metodologias de aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa mostrou a dificuldade que os docentes tiveram em conceituar o termo. Entretanto, ao longo das entrevistas, delimitaram as competências que entendem como necessárias para o exercício da docência no curso técnico de enfermagem. Com relação à forma como os enfermeiros bacharéis desenvolvem competências para atuar na docência, estes indicaram que isso se dá durante a formação acadêmica no bacharelado, desenvolvendo educação em saúde, avançando nos estudos, atuando como docente e na troca com colegas, tendo a docência como primeira oportunidade profissional na enfermagem e atuando como monitor. Os docentes também nomearam as dificuldades encontradas no início do exercício dessa profissão e as dificuldades encontradas pela falta de preparo para exercer essa atividade. Essa pesquisa deixa como contribuição, importantes dados para a reflexão sobre a necessidade de formação continuada dos professores para que essas competências sejam aprimoradas ou desenvolvidas.
Descripción : BRAINER, Sâmara Aline Brito também é conhecida em citações bibliográficas por: BRITO, Sâmara Aline
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40569
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Sâmara Aline Brito Brainer.pdf3,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons