Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40764

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Denilson Bezerra-
dc.contributor.authorLUSTOSA, Ana Claudia Marreiro-
dc.date.accessioned2021-08-04T13:50:35Z-
dc.date.available2021-08-04T13:50:35Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Ana Claudia Marreiro. Desafios sobre aquisição de capital humano: a necessidade de diplomas de graduação ou não, para a solidificação profissional. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40764-
dc.description.abstractNo presente estudo analisamos como o diploma de graduação e a certificação influenciam a forma de aquisição de capital humano solicitada por empresas de tecnologia e permite aos indivíduos que suas formações se solidifiquem. Investigamos através da análise de conteúdo, baseada em Bardin (2010), vagas solicitadas em 04(quatro) empresas de tecnologia qual o mais vantajoso como formador profissional: o diploma de graduação ou as certificações. A influência do tempo na renovação profissional e as habilitações interpessoais integraram então com igual importância as quatro categorias formadas: Diplomas, Certificações, Tempo e Habilitações interpessoais e duas unidades de registro: dois requisitos e habilidades para cada categoria. As vagas foram transformadas em dados classificados, categorizados e analisados sistematicamente. As empresas através de solicitações e exigências múltiplas demonstraram as necessidades do mercado atual, apresentando assim, o que esperam de um futuro funcionário levando em consideração a educação líquida, o cenário mercadológico, a influência do capitalismo na profissionalização, o tempo para a educação e habilitações interpessoais. Ao novo profissional é exigido além de diplomas de graduação ou certificações, requisitos e habilidades diversas. As relações entre formação e trabalho analisados, apontam para escolhas educacionais sempre em grande quantidade e de ordem progressiva, apresentando uma pluralidade de necessidades, multidimensionalidade de conhecimentos, com escolhas em grande quantidade e de ordem progressiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectCertificaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesafios sobre aquisição de capital humano : a necessidade de diplomas de graduação ou não, para a solidificação profissionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0938821016581277pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8995719463459557pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxIn the present study, we analyzed how the undergraduate diploma and certification influence the form of human capital acquisition requested by technology companies and allows individuals to consolidate their training. We investigated through content analysis, based on Bardin (2010), vacancies requested in 04 (four) technology companies which is the most advantageous as a professional trainer: the graduation diploma or the certifications. The influence of time on professional renewal and interpersonal skills integrated the four categories formed with equal importance: Diplomas, Certifications, Time and Interpersonal skills and two registration units: two requirements and skills for each category. The vacancies were transformed into data. Companies through multiple requests and requirements demonstrated the needs of the current market, thus presenting what they expect from a future employee taking into account liquid education, the market scenario, the influence of capitalism on professionalization, time for education and qualifications interpersonal. The new professional is required in addition to graduation diplomas or certifications, requirements and various skills. The relations between training and work analyzed, point to educational choices always in great quantity and of progressive order, presenting a plurality of needs, multidimensionality of knowledge, with choices in great quantity and of progressive order.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Cláudia Gomes Marreiro Lustosa.pdf2,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons