Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40764

Share on

Title: Desafios sobre aquisição de capital humano : a necessidade de diplomas de graduação ou não, para a solidificação profissional
Authors: LUSTOSA, Ana Claudia Marreiro
Keywords: Mercado; Certificação; Educação
Issue Date: 25-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LUSTOSA, Ana Claudia Marreiro. Desafios sobre aquisição de capital humano: a necessidade de diplomas de graduação ou não, para a solidificação profissional. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: No presente estudo analisamos como o diploma de graduação e a certificação influenciam a forma de aquisição de capital humano solicitada por empresas de tecnologia e permite aos indivíduos que suas formações se solidifiquem. Investigamos através da análise de conteúdo, baseada em Bardin (2010), vagas solicitadas em 04(quatro) empresas de tecnologia qual o mais vantajoso como formador profissional: o diploma de graduação ou as certificações. A influência do tempo na renovação profissional e as habilitações interpessoais integraram então com igual importância as quatro categorias formadas: Diplomas, Certificações, Tempo e Habilitações interpessoais e duas unidades de registro: dois requisitos e habilidades para cada categoria. As vagas foram transformadas em dados classificados, categorizados e analisados sistematicamente. As empresas através de solicitações e exigências múltiplas demonstraram as necessidades do mercado atual, apresentando assim, o que esperam de um futuro funcionário levando em consideração a educação líquida, o cenário mercadológico, a influência do capitalismo na profissionalização, o tempo para a educação e habilitações interpessoais. Ao novo profissional é exigido além de diplomas de graduação ou certificações, requisitos e habilidades diversas. As relações entre formação e trabalho analisados, apontam para escolhas educacionais sempre em grande quantidade e de ordem progressiva, apresentando uma pluralidade de necessidades, multidimensionalidade de conhecimentos, com escolhas em grande quantidade e de ordem progressiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40764
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Ana Cláudia Gomes Marreiro Lustosa.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons